Breaking News

APLICATIVO DE SMARTPHONE PODE DETECTAR COVID-19 EM 10 MINUTOS


Os cientistas estão desenvolvendo um aplicativo para smartphone que pode detectar Covid-19 pela saliva em cerca de 10 minutos. A tecnologia emparelha um telefone com um pequeno microscópio que analisa uma amostra de saliva em busca de evidências do vírus.
Projetado pela Universidade do Arizona , o objetivo da equipe é combinar a velocidade de um teste de antígeno com a precisão de um teste de reação em cadeia da polimerase, ou PCR. A tecnologia foi originalmente desenvolvida como um método barato para identificar o norovírus, mas foi alterada à luz da pandemia em andamento.
O processo, relatado na revista Nature Protocols, consiste em um microscópio e uma folha revestida de cera, chamado de papel microfluídico, que orienta a amostra através de determinados canais. Depois de colocar uma amostra de saliva no papel, o paciente introduz anticorpos com esferas fluorescentes. Se houver partículas de coronavírus suficientes, os anticorpos se ligam a cada uma delas.
Para o kit de coronavírus, a equipe adicionou uma caixa impressa em 3D para o acessório do microscópio e um chip de papel microfluídico. Um método chamado ‘limiar adaptativo’ também foi introduzido, que usa inteligência artificial para definir o limite de perigo e levar em conta as diferenças no tipo de telefone usado, a qualidade do papel e outros fatores.
A maioria dos métodos para detectar Covid-19 ou outros patógenos é demorada, cara e requer perícia médica. O custo total dos componentes para o teste da Universidade do Arizona é de cerca de US $ 45 (aproximadamente 250 reais) e é fácil o suficiente para que um leigo possa fazer isso depois de assistir a um breve vídeo de instrução.
FOTO II NO EMAIL
Desde a chegada do novo coronavírus, cientistas de todo o mundo têm trabalhado para desenvolver métodos de teste mais rápidos, baratos e convenientes. Os testes atuais requerem um cotonete no nariz e na garganta, geralmente em uma clínica, o que pode ser demorado e desagradável.
Os fabricantes de outro aplicativo, o PocDoc, dizem que ele pode ser combinado com a câmera do seu telefone para analisar uma amostra de sangue e fornecer resultados rápidos para um teste de anticorpos Covid-19. Um usuário pica o dedo, coloca uma gota de sangue na lâmina de teste e tira uma foto. O software foi projetado para detectar pequenas alterações de cor quando os anticorpos do coronavírus estão presentes e fornecer resultados em cinco minutos. (Fonte: IstoÉdinheiro)

Nenhum comentário