Breaking News

DEPUTADO DA BASE DE OTTO ALENCAR, ADOLFO MENEZES É O NOVO PRESIDENTE DA ALBA ELEITO COM 60 VOTOS

 Eleito com 60 votos, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) agora é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A votação ocorreu nesta segunda-feira (1º de fevereiro). Adolfo venceu a eleição sobre o psolista Hilton Coelho, que se colocou como candidato de última hora, com 60 votos dos 63 parlamentares da Casa. Hilton Coelho teve um voto e houve três abstenções.
O resultado da eleição confirma os acordos iniciados no ano passado, que culminaram com o apoio das bancadas de governo e oposição a Menezes, que comandará o Legislativo baiano até o final de 2023. Apenas o Psol não tinha declarado apoio ao agora presidente da Assembleia Legislativa. Hilton ressaltou que sua candidatura tinha o objetivo de marcar posição e fez críticas ao Governo do Estado.
Menezes faturou a eleição com tranquilidade. Ele é da base do grupo comandado pelo senador Otto Alencar na Bahia. Economista de 62 anos, o novo presidente da Assembleia é um dos mais experientes deputados da casa. Ele está em seu quarto mandato e, já na disputa passada, no começo de 2019, tentou a presidência da Alba, mas o posto acabou ficando com Nelson Leal (PP).
Além do presidente, foram eleitos os outros oito integrantes da Mesa Diretora da Casa | FOTO: Divulgação |
Passando o mandato da casa após dois anos, Nelson Leal desejou sucesso para Adolfo Menezes no novo desafio e afirmou em seu discurso de despedida que há muito a se fazer, reconstruir e curar nos próximos dois anos. Leal falou que tem certeza de que Adolfo Menezes tem capacidade para deixar um “campo bem mais formoso do que encontramos”.
Além do presidente, foram eleitos os outros oito integrantes da Mesa Diretora da Casa. A mesa terá Neusa Cadore (PT) como única mulher e outros sete homens. A mesa é formada por cinco deputados da bancada governista e outros três da oposição. Com isso, a oposição ganhou uma cadeira em relação à composição do último biênio. Também houve queda no número de mulheres, já que a antiga mesa tinha três deputadas e cinco deputados.
Desta vez, somente a petista Neusa Cadore representa o sexo feminino na mesa. Por conta da idade, assim como outros 15 deputados com 60 anos ou mais, Adolfo Menezes teve prioridade no voto. Essa foi uma das medidas tomadas por conta do coronavírus. A pandemia também forçou um fato inédito: pela primeira vez, o governador do Estado não esteve na Assembleia num dia tão importante. Rui Costa se fez presente de maneira virtual. As informações são do jornal Correio.
Confira como ficou a Mesa Diretora da Alba:
Adolfo Menezes (PSD) – Presidente;
Paulo Rangel (PT) – primeiro vice-presidente;
Marcelinho Veiga (PSB) – segundo vice-presidente;
Bobô (PCdoB) – terceiro vice-presidente;
Paulo Câmara (PSDB) – quarto vice-presidente.
Junior Muniz (PP) – primeiro secretário;
Alan Sanches (DEM) – segundo secretário;
Soldado Prisco (PSC) – terceiro secretário;
Neusa Cadore (PT) – quarta secretária.


Nenhum comentário