Breaking News

QUANTO CUSTA EM MÉDIA UM TOURO NELORE PINTADO? E QIAL O VALOR DOS BEZERROS F1?


.

Pecuarista de primeira viagem, Leonardo Campos enviou sua dúvida sobre cruzamento de gado de corte ao Giro do Boi. O criador de Abaeté-MG escreveu: “Estou me aventurando no ramo agora e não tenho experiência. Estou contando com o auxílio de amigos e tenho 22 novilhas Nelore.
Pesquisando no site (girodoboi.com.br) e fiquei muito interessado em adquirir um touro Nelore pintado de preto para colocar com as novilhas na época delas. Gostaria de umas orientações. Qual o valor do reprodutor? E o valor de revenda dos bezerros? É um gado bom para manejo?”, disse em sua mensagem.
Foi Ricardo Abreu, zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, quem atendeu o produtor. Abreu aprovou a escolha de Campos, que, segundo o especialista, ocorre em um momento oportuno.
“O mercado de cria, graças a Deus, está muito ativo. Aqui nos nossos comentários no Giro do Boi, nós falamos sempre do poder das fêmeas, da valorização das fêmeas, e agora com a valorização do bezerro, realmente, todo o mercado se atentou para a importância de ter boas novilhas dentro do seu sistema de produção. Eu acredito que você adquiriu essas fêmeas pensando nisso”, observou.
Abreu aprovou a escolha do Nelore Pintado, mas ponderou que o criador não deve olhar somente a beleza visual do touro, mas sim suas características como reprodutor, tais quais avaliações genéticas.
“Você pode realmente usar o Nelore pintado. O Nelore pintado tem um mercado muito aquecido. Esse aspecto visual da pelagem chama atenção dos criadores e, claro, tão interessante quanto a questão da pelagem é o indivíduo que você vai adquirir. Procure o máximo de informações sobre esse animal, se ele é registrado, se tem o registro definitivo… Porque isso dá acuidade, dá confiabilidade às informações. Se tiver a predição dos valores genéticos desse touro através das suas DEPs, é uma informação importantíssima para o seu critério de seleção”, reforçou.
Na sequência, o zootecnista revelou o valor médio tanto dos reprodutores como dos bezerros para a revenda. “Observando nos leilões ou regionalmente, os touros com registro definitivo, com informações, vai variar dentro de uma referência […] cuja relação é de 60, 90 até 100 arrobas de boi gordo. Quanto ao preço do bezerro, o bezerro vem se valorizando, chegando a R$ 15,00 e até R$ 18,00 o quilo”, estimou.
“Então o mercado está ativo, é importante pegar essa referência para investir mais na atividade porque, com certeza, você vai estar formando um plantel de qualidade e vai ter rentabilidade no seu negócio”, confirmou.
Qual é a sua dúvida sobre reprodutores zebuínos? Envie para o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
VEJA A RESPOSTA COMPLETA NO VÍDEO A SEGUIR:

(Fonte: Canalrural)

Nenhum comentário