Breaking News

OS 5 HATCHEA COMPACTOS MAIS TECNOLÓGICOS DO BRASIL

 


Muito embora os SUVs tenham assumido a preferência do mercado automotivo brasileiro em 2021, é histórico que os carros que, de fato, dão volume de venda para as montadoras são os hatches compactos. Modelos como o Fiat Uno, Volkswagen Gol e tantos outros foram, durante muitos anos, os preferidos dos consumidores por serem extremamente econômicos e versáteis.
De uns anos para cá, porém, as montadoras entenderam que, para seguir vendendo bastante este tipo de modelo, seria necessário investir em segurança e, principalmente, tecnologia. Equipar os automóveis de entrada e compactos com itens vistos em categorias superiores tornou-se obrigação, já que a concorrência é enorme e os clientes estão cada vez mais exigentes. Hoje, um carro sem uma central multimídia pode, certamente, deixar de ser comprado.

Além disso, a segurança passou a ser pauta constante nesse segmento. Antes um quesito pífio, alguns modelos atuais contam com sistemas de frenagem automática, seis airbags, alertas de ponto cego e até sistema de alerta e permanência em faixa, recursos que são comumente encontrados em carros luxuoso

ar nos nomes mais populares.
5. FIAT ARGOs e que ultrapassam a barreira dos R$ 100 mil com alguma facilidade.


Com isso em mente, o Canaltech separou cinco modelos de hatches compactos mais tecnológicos do Brasil. Por uma questão de coerência, excluímos veículos elétricos desta lista e procuramos foc

O Fiat Argo teve um aumento exponencial de vendas nos últimos meses em decorrência da paralisação da produção do Chevrolet Onix. Mas, mesmo antes disso, o hatch italiano tinha bons números e conquistou muitos clientes por seu desempenho honesto e bom pacote de equipamentos.
Em sua variante HGT, a topo de linha, o Argo conta com acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, chave presencial com sistema de entrada Keyless, cluster digital, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento automático dos retrovisores externos, ar-condicionado automático e digital, controles de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva, sensor de ré e câmera de ré.
Além disso, a central multimídia uConnect de 7 polegadas é extremamente rápida e intuitiva, sendo compatível com espelhamento via Android Auto e Apple Car Play.
4. VOLKSWAGEN POLO

Compacto com projeto global, o Volkswagen Polo é um dos melhores e mais interessantes hatches compactos do Brasil. Mesmo com preço beirando os R$ 100 mil, ele ostenta um bom pacote de equipamentos, além de ser um dos mais seguros e divertidos de guiar do segmento. Para esta lista, porém, não levaremos em conta o modelo GTS, equipado com o motor 1.4 turbo de 150cv.
A versão Highline, a mais equipada dentro da linha com motor 1.0 TSI, vem com acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, chave presencial com sistema de entrada Keyless, cluster digital, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento automático dos retrovisores externos, ar-condicionado automático e digital, controles de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva, sensor de ré dianteiro e traseiro, e câmera de ré.
A central multimídia do Polo em seu modelo 2022 é a VW Play, lançada em 2020 juntamente com o SUV Volkswagen Nivus. Ela possui tela de 10,1 polegadas com excelente resolução, HD interno próprio, aplicativos nativos como Spotify e iFood e sistema de som de alta qualidade. O espelhamento com o Android Auto e Apple Car Play é feito com fio.
3. CHEVROLET ONIX

Durante um bom tempo o Onix foi o carro mais vendido do Brasil. Essa liderança foi alcançada, em parte, por ele ter sido um dos primeiros compactos a vir equipado com uma ótima central multimídia, a My Link, lançada em 2012. Atualmente, em sua variante Premier II, o Onix ostenta diversos equipamentos vistos em modelos mais caros.
O grande diferencial fica por conta do Wi-Fi nativo oferecido em parceria com a Claro, que fornece conexão 4G para todos os ocupantes com uma ótima velocidade. Além disso, a nova geração do My Link conecta o Android Auto e o Apple Car Play sem a necessidade de fios.
Além disso, o Onix traz outros diferenciais, como alerta de ponto cego e auxiliar de estacionamento.
2. HYUNDAI HB20

Principal rival do Onix, o Hyundai HB20 ganhou uma nova geração no final de 2019 e trouxe mais equipamentos de segurança e tecnologia que não eram vistos nessa categoria. A versão Diamond Plus, tanto do modelo 1.0 turbo quanto da variante aventureira HB20X, está recheada de itens que auxiliam o motorista e garantem mais proteção a todos os ocupantes.
Como destaque está o sistema de frenagem automática de emergência, que avisa a colisão iminente e é capaz de frenar o automóvel a uma velocidade de até 60/km/h. Outro item interessante do HB20 é o alerta de saída de faixa, que avisa quando você sai da direção correta na estrada em velocidades superiores a 70 km/h.
Mais recentemente, a Hyundai também lançou o sistema Bluelink, que leva uma série de serviços e ações que você pode fazer com o carro para a tela do seu smartphone. Com ele, podemos verificar se as portas estão travadas, localizar o automóvel em um estacionamento e checar a autonomia de combustível, por exemplo. O serviço, claro, é opcional, e pode ser colocado em todas as variantes do carro.
1. PEUGEOT 208

A nova geração do Peugeot 208 ganhou o prêmio de carro do ano na Europa em 2019, e motivos para isso não faltam. Muito embora o modelo que veio para o mercado sul-americano tenha perdido alguns itens, ele continuou muito bem equipado e chamando a atenção quando o assunto é tecnologia.
Logo de cara, o grande destaque fica por conta do i-Cockpit 3D, um cluster 100% digital que exibe todo o computador de bordo do 208 com uma projeção 3D de alta resolução. Nessa tela, conseguimos ver as informações de consumo, velocidade e todo o aparato de segurança ativa que o carro possui.
E por falar em segurança, o 208 traz os mesmos itens do HB20 Diamond Plus, mas com uma importante adição: o sistema de saída de faixa possui correção ativa. Ou seja, o carro corrige sua trajetória na pista caso você invada a faixa lateral. (Fonte: canaltech.com.br/carros/hatches)
.


Nenhum comentário