Breaking News

FOTOS: CERCA DE 70 MIL BAIANOS FORAM AFETADOS PELOS EFEITOS DO CICLONE EXTRATROPICAL NO ATLÂNTICO


Ciclone surgiu em uma área de baixa pressão na costa do Rio de Janeiro no começo desta semana, formando um espiral a medida que adentrava no oceano.

As fortes chuvas que têm atingido o sul e o extremo sul da Bahia, provocadas por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, já afetaram quase 70 mil pessoas e deixaram cerca de 3,7 mil desabrigados, segundo divulgou neste domingo (12) o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. De acordo com os bombeiros, são 20 cidades em situação de emergência e 7 em avaliação

Contudo, um levantamento feito e divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) aponta 30 municípios em situação de emergência. Com os temporais, povoados e áreas rurais ficaram ilhados, o que dificulta o acesso das equipes de ajuda. Neste domingo, cerca de 241 bombeiros militares atuam, com o apoio de 2 helicópteros, no resgate de vítimas e na ajuda às comunidades afetadas.

Chuvas deixam três mortos e centenas de desabrigados na Bahia - 10/12/2021  - Cotidiano - Folha

Bolsonaro visita áreas atingidas

Por causa da gravidade da situação, o presidente Jair Bolsonaro viajou para a Bahia, acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Cidadania, João Roma, e da Saúde, Marcelo Queiroga, além do General Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional. Os cinco desembarcaram no aeroporto da cidade de Porto Seguro, no sul do estado, por volta de 9h50, e seguiram de helicóptero para sobrevoar as cidades atingidas pela chuva.

Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa cidades atingidas por temporal na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. O Governo Federal também autorizou o emprego de tropas do Exército Brasileiro no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações. Além do presidente, o governador do estado, Rui Costa, também está na região. Acompanhado do senador Jaques Wagner e do secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, Rui tem no roteiro previsto os municípios de Jucuruçu, Itamaraju, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Prado.

Chuva coloca 50 cidades baianas e mineiras em estado de emergência

Segundo a assessoria do Governo do Estado, o objetivo é fazer um diagnóstico dos prejuízos causados pelos temporais e traçar um plano de apoio à reconstrução das cidades. Desde a última quarta-feira (8), uma força-tarefa reúne o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) no socorro e assistência aos moradores das regiões alagadas. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e outras instituições do governo estadual fazem levantamentos e tomam as providências possíveis para a recuperação de estradas, pontes e outras estruturas danificadas.

Ciclone extratropical

Moradores de cidades do extremo sul da Bahia vêm enfrentando fortíssimas chuvas provocadas por um ciclone extratropical que se intensificou nesta semana no Oceano Atlântico na costa sul brasileira. Segundo o governo do estado, três municípios já decretaram situação de calamidade e outros 29 estão em condição de emergência.

Informações do MetSul Meteorologia apontam que o ciclone surgiu em uma área de baixa pressão na costa do Rio de Janeiro no começo desta semana e à medida que se deslocou para a região Sul do país passou a se aprofundar em mar aberto, começando a organizar uma espiral de nuvens típica de formação ciclônica durante esta quinta-feira (9). Ainda segundo o site, a previsão é de que o ciclone extratropical no Atlântico Sul se intensifique ainda mais ao longo desta sexta-feira (10) e que no decorrer deste fim de semana permaneça com a sua pressão mínima central ao redor de 995 hPa ou 996 hPa. No entanto, o sistema deve acelerar o seu afastamento do continente ao se dirigir para o Sul e o Sudeste até se dissipar entre dois centros de alta pressão no oceano no começo desta semana.

Chuvas deixam o sul da Bahia em situação dramática. Veja

Precisamos ajudar': famosos se mobilizam em favor das vítimas de enchentes  na Bahia - Jornal Correio

Bolsonaro vai sobrevoar neste domingo regiões afetadas pelas chuvas na Bahia  | Jovem Pan

Bahia: 3.774 pessoas estão desabrigadas após chuvas intensas no estado |  Brasil | iG

Bolsonaro sobrevoa área atingida por chuvas no sul da Bahia - Notícias - R7  Brasília

Chuvas na Bahia: Quase 70 mil pessoas são afetadas

Chuva deixa famílias desabrigadas, pessoas desaparecidas e ruas alagadas em  várias regiões da Bahia | RAÇA LINK

Governo da Bahia decretou Situação de Emergência em 24 municípios atingidos  pelas chuvas

Ciclone leva fortes chuvas à Bahia e deixa cidades em emergência

Chuvas fortes deixam 24 municípios da Bahia em situação de emergência

Fortes chuvas atingem quase 70 mil pessoas em 20 cidades baianas

Bahia decreta calamidade após ciclone causar chuvas intensas no sul do  estado - TNH1

Pelo 4º dia, bombeiros atuam no resgate às vítimas das chuvas no sul da  Bahia - AmargosaNews

Chuva na Bahia afeta quase 70 mil pessoas e deixa mais de 3,7 mil  desabrigados - Bem Paraná

Cidades mineiras sob situação de risco - Gerais - Estado de Minas

Nenhum comentário