Breaking News

QUANDO DEVO DESLIGAR E REINICIAR MEU PC OU NOTEBOOK ?


Você usa seu computador todos os dias? Sabia que nem sempre é necessário desligá-lo? Sistemas como Windows e macOS, oferecem algumas opções inteligentes de desligamento como o modo “Suspender” (também conhecido como Hibernar), por exemplo. Usando esses modos você pode deixar seu computador “dormindo”.
Isso significa que ele continua ligado, mas com a tela desligada e mantendo apenas processos essenciais rodando em baixa energia. Então, essa é uma alternativa quando você vai ficar só um tempinho fora e planeja continuar usando seu PC de novo em algumas horas.
Mas, você pode estar se perguntando: — Então, que diferença faz “Suspender” e “Desligar” o computador? Olha só! Vou te explicar direitinho nas próximas linhas.
DESLIGAR, SUSPENDER E REINICIAR: QUAL A DIFERENÇA?
Quando desligamos o computador, todos os processos do sistema são encerrados, fechando programas, aplicativos e serviços que estavam rodando em segundo e primeiro plano na memória do computador. Então, desligar faz seu computador iniciar de forma “limpa” apenas com processos essenciais do sistema.
Agora, quando suspendemos o computador, a tela apaga e seus trabalhos continuam salvos na memória, então ele permanece ligado em baixo consumo de energia. Desse jeito, quando você interagir com ele novamente, seu PC continua de onde você tinha parado antes de suspender. Nada é fechado nesse processo, então ele é ótimo para quando você precisar de uma “pausinha” no trabalho.

Suspender é uma ótima opção quando você precisar de uma “pausinha” (Imagem: Unsplash/Windows)

Por fim, reiniciar o computador pode ser parecido com desligar, mas, na verdade, é um pouquinho diferente. Quando colocamos o computador para reiniciar, todos os processos são encerrados e ele se desliga completamente, daí logo em seguida ele reinicia sem que você precise apertar qualquer botão. Essa é uma ótima solução quando o computador está travando! Só não se esqueça de salvar seus trabalhos antes de reiniciar, tá?

QUANDO DEVO DESLIGAR E REINICIAR MEU COMPUTADOR?
Quando você usa muito seu computador ou notebook durante o dia, suspender é uma ótima solução. Afinal, tudo fica salvo e você pode continuar de onde parou a qualquer momento, essa função também é ótima para voltar a usar seu computador rapidinho no outro dia de manhã.
Você só deve ficar atento, caso seu computador comece a apresentar problemas como travamentos. Então, o ideal é que você desligue completamente seu computador pelo menos duas ou três vezes na semana.

Desligar completamente seu computador duas ou três vezes por semana é ideal – (Captura de tela: Canaltech)

Daí surge uma dúvida: reiniciar nesse caso também funciona? Sim. Reiniciar o computador é um hábito muito importante para a saúde do seu sistema, afinal algumas vezes os computadores também costumam instalar atualizações de software quando reiniciados. Pensando nisso, vale a pena reiniciar o computador mais vezes do que desligar ele completamente durante a semana.
REINICIEI MEU COMPUTADOR E ELE COMEÇOU A INSTALAR ATUALIZAÇÕES, DEVO ME PREOCUPAR?
Normalmente, os computadores usam esse primeiro momento de inicialização para deixar seu sistema em dia com as atualizações. Esse é um processo muito importante, afinal as atualizações podem trazer correções de segurança e solucionar erros do sistema. Ah! E o mesmo vale para seus drivers (sistema de componentes do seu computador como mouse, fone de ouvido e teclado, por exemplo). Quando seu PC está atualizado ele funciona melhor.

Manter seu computador atualizado é essencial para seu bom funcionamento (Captura de tela: Canaltech)

PODE DESLIGAR O COMPUTADOR ENQUANTO ELE REINICIA?
Não é recomendado. Interromper o processo de inicialização do sistema pode fazer com que você perca dados salvos na memória cache (memória com dados recentes) do seu computador, nesse caso o ideal é esperar que ele inicie completamente, antes de desligar, tá?
Gostou dessas dicas? Esses são alguns “pequenos” processos que fazem muita diferença no funcionamento do seu computador. Compartilhe essa matéria com seus amigos! (Fonte: Canaltech)
.


Nenhum comentário