Breaking News

IBITIARA-BA: 07 DE FEVEREIRO A 18 ANOS DO FALECIMENTO DE DÉ DE COTA ( VEJA A BIOGRAFIA COM FOTOS DO GRANDE EMPRESÁRIO)

José Joaquim de Souza (Dé de Cota),O comerciante de cristal Ibitiarense reconhecido mundialmente, morreu recentemente. Todas as pessoas que o conheciam lamentam sua ausência física. Ele estará para sempre na história daqueles que nos dão orgulho, mais principalmente, na história do pensamento contemporâneo do tempo em que vivemos. Penso em tantos outros grandes nomes da nossa cidade e tento fazer comparação sem sucesso. O comerciante Dé de Cota– com todo o respeito aos nossos pensadores Ibitiarense – era o melhor. Não conhecemos outro na história recente.
Por essas ironias da vida, Dê de Cota era um homem de coração bom gostava muito de farras de festas.   Foi brilhante desde muito cedo. Foi um homem sábio, que analisava as ideias sem preconceitos, que pensava e falava de todas as coisas – sempre bem-humorado, de bem com a vida. Manteve jovem a filosofia que conhecemos e abriu às gerações seu
conhecimento Dê de Cota nos mostrou, durante toda a sua vida, que o saber é uma riqueza que não pode ser acumulada por uma só pessoa. O saber pode ser dividido e multiplicado por quantos quiserem, o quanto quiserem, em qualquer tempo. Minha admiração e respeito por ele – em todas as ocasiões em que conversamos – vinham de sua mente generosa, do seu riso e apreciação por tudo que era intrigante na vida. Dé de Cota foi homem de trabalho, foi sanfoneiro, ajudante de pedreiro. garimpeiro, tornou um grande comerciante de Pedras preciosas, lutou muito para criar sua família Dê de Cota, nasceu no povoado de Rio Acima hoje município de Novo Horizonte casou com dona Avani Xavier de Gomes Filha do Sr. Vital Xavier Gomes, Pai de 6 filhos Nasceu no dia 15 de fevereiro de 1926 faleceu em 07 de fevereiro de 2004.
O Blog Liberdade Bom Sucesso presta  a homenagem  Dé de Cota. Sr. José Joaquim de Souza
O blog liberdade traz para os nossos visitantes José Joaquim de Souza.












Foto Dè de Cota e sua Chaçara e Oliveira dos Brejinhos 

Foto Dé de Cota e esposa Avani no Rio de Janeiro 

Foto co Dé de Cota e Filhos
Nesta Foto Carlito, Dé de Cota, Gileno Xavier, Belo, Jandira e Avani.

Foto Dé de Cota no Garimpo 
Foto de Dé de Cota no seu últimos dias na terra

x

Nenhum comentário