Breaking News

RUI COSTA VISITA FÁBRICA DA BYD EM CAMPINAS E ACOMPANHA MONTAGEM DE ÔNIBUS ELÉTRICOS ADQUIRIDOS PELO GOVERNO DO ESTADO


 

O governador Rui Costa visitou a fábrica da BYD, em Campinas, São Paulo, nesta sexta-feira (6), e discutiu a realização de parcerias e outros investimentos em energia limpa para a Bahia. A empresa chinesa é referência em energia solar, mobilidade elétrica, armazenamento de energia, além de ser a segunda maior produtora de componentes eletrônicos do mundo. O Governo da Bahia investiu mais de R$ 44 milhões na compra de ônibus 100% elétricos que chegam ao estado no mês de junho.

“Viemos à BYD para acompanhar a montagem dos 20 ônibus elétricos que o Governo da Bahia comprou para um projeto piloto que pretende, futuramente, substituir os ônibus de combustão que circulam na Região Metropolitana de Salvador. Os ônibus chegam em junho e serão colocados imediatamente para atender a demanda da população. Os veículos atenderão duas linhas, uma de Lauro de Freitas ao Terminal do Aeroporto, e outra da Ilha de São João ao Subúrbio Ferroviário”, explica Rui Costa.

O governador ainda discutiu a possibilidade de investimentos em placas solares e pontuou que a Bahia e a região nordeste contam com o maior número de projetos na área de energia renovável, por meio dos parques eólicos. “Estamos buscando a implantação de uma unidade de produção de placa solar na Bahia, além de viabilizar projetos de autossuficiência energética para escolas, hospitais e também para a agricultura familiar por meio da aquisição de kits específicos para irrigação”, acrescenta.

De acordo com o secretário de infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a previsão é de que os veículos estejam circulando nas ruas até o final do próximo mês. “Esses ônibus irão alimentar o sistema de integração com o metrô e o Governo do Estado aposta numa mudança de paradigma na economia baiana e traz para o setor de transporte a mobilidade elétrica que não polui o meio ambiente”.

Na unidade visitada pelo governador são produzidos chassis de veículos e painéis solares. Ainda durante a inspeção, Rui realizou viagens testes nos dois novos veículos elétricos da empresa, que foram lançados recentemente, o SUV TAN e o sedan HAN. 

Durante visita à BYD, o governador Rui Costa esteve acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; de Desenvolvimento Econômico, José Nunes; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Jairo Magalhães, da chefe de gabinete da Sedur, Ananda Lage, e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães.

Repórter: Jairo Gonçalves

Fotos: Matheus Campos





 

Nenhum comentário