Oito estados brasileiros já têm data para retorno de aulas na rede pública

Oito estados brasileiros já possuem data definida para a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino. São eles o Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Há também três estados que já descartaram a possibilidade de retorno neste 2020 – Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Norte.

No Piauí, de acordo com o G1, uma nova decisão da Justiça do Trabalho suspendeu a decisão que desautorizava o retorno das aulas presenciais. A decisão deste domingo (4) autoriza as aulas presenciais para alunos do 3º ano do ensino médio e outras atividades de ensino listadas em decreto do governo estadual. A previsão de retorno é 19 de outubro.

O Censo Escolar 2020 aponta que até março deste ano  14,1 milhões de alunos estavam matriculados na rede estadual. Entre eles, 6,1 milhões (43,2%) no ensino médio e 4,7 milhões (33,3%) nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano).

Na Bahia, o decreto estadual prevê a suspensão das atividades até o dia 12 de outubro. As aulas estão suspensas desde a segunda quinzena de março.

RK