Breaking News

COVID-19: PMVC PREPARA PLANO DE VACINAÇÃO E CONTEMPLARÁ INICIALMENTE 90 MIL PESSOAS

 

O primeiro passo para a elaboração do plano foi avaliar a estrutura física e de insumos para que seja possível a utilização de toda as vacinas.

Na tarde desta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou ao Comitê de Gestão de Crise o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que foi elaborado para execução assim que for informada a data de envio das vacinas ao município.

O primeiro passo para a elaboração do plano foi avaliar a estrutura física e de insumos para que seja possível a utilização de toda as vacinas que forem disponibilizadas ao município. Para isso, foram verificados, e também adquiridos, refrigeradores para suprir toda necessidade de armazenamento das vacinas, além do número de profissionais que poderão colaborar na operacionalização. O secretário de Administração e coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, explicou que foram feitas aquisições de insumos como seringas, algodão, álcool, caixas térmicas e de descarte de perfurocortante, necessários para a vacinação. “Foi avaliada a estrutura física de todas as unidade de saúde para verificação de logística, ou seja, local para vacinação e funcionamento em horário diferenciado para aplicação contra a Covid-19, uma vez que a aplicação das outras vacinas não serão interrompidas”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, além das 42 unidades de saúde, foram identificados os pontos estratégicos da cidade para que possa ser feita a vacinação na modalidade de drive-thru. “No segundo momento foi feita a elaboração das fases para poder realizar toda a vacinação das populações prioritárias e, a partir daí, aguardarmos novas orientações e novidades do Ministério da Saúde e do Governo do Estado quanto as datas que irão chegar as vacinas no nosso município”, completou a secretária de Saúde. Ao todo, a Secretaria de Saúde estima que serão vacinadas em torno de 90 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para as três primeiras fases. Neste momento, o município já se encontra preparado para vacinação contra a Covid-19, mas ainda aguarda informações sobre a data de envio dos imunizantes para definir o início da aplicação no município. // Secom-PMVC.


Nenhum comentário