Breaking News

VEJA OS 15 MANDAMENTOS DE ACM



O amigo jornalista Hugo Studart chegou a entrevistar o ex-governador e ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), a quem apelidou de "o Maquiavel do Terreiro". A partir da conversa que teve com a lendária figura da política nacional, Studart redigiu para a revista República os "15 mandamentos" de ACM.
Veja quais são:
1. Não confie em alguém cuja mulher não gosta de você.
2. O poder é a maneira de transformar uma idéia em realidade. Mas é só para quem tem apetite. Quem não tem, pode usufruir das mais diferentes oportunidades de mando que não vai conseguir mandar.
3. A arte da política consiste em saber dar a cada um o que ele espera de você. Alguns querem proteção, um emprego por exemplo. Outros querem dinheiro. Há um terceiro tipo que busca o poder, o prestígio, até mesmo um simples carinho. Se você confundir as demandas, oferecer dinheiro a quem quer carinho, ou poder a quem quer emprego, arrumará um inimigo.
4. Fale bem dos amigos todos os dias: fale mal dos inimigos, pelo menos duas vezes por dia.
5. É legítimo bater sempre nos adversários para que não venham a crescer e maltratar seus aliados. Nunca reclame dos golpes recebidos; prepare o troco.
6. As grandes virtudes de um homem são a gratidão e a generosidade. A gratidão o leva a devolver em igual moeda tudo aquilo que recebe. A generosidade o obriga a retribuir em dobro.
7. Quando entrar em uma casa, preste atenção nas crianças, pois nada é mais sincero que olhar delas. Se uma criança o olhar torto, é porque naquele local você não é benquisto.
8. Só se deve brigar para cima, sobretudo em defesa dos mais fracos, pois todos passam a respeitá-lo mesmo quando você não tenha razão. Brigar para baixo não traz vantagem alguma, ninguém toma conhecimento e ainda o chamam de covarde.
9. Salvo em assuntos pessoais, procure sempre escalar amigos para responder às críticas dos inimigos. O aliado será engrandecido e o adversário diminuído.
10. Se apesar dos seus defeitos, você quer que alguém seja seu amigo, não pode exigir que esse amigo seja perfeito.
11. Só guarde reclamação do inimigo. Do amigo, bote tudo para fora, resolva na hora. Se o amigo lhe pedir perdão, perdoe. Fale o que está engasgado e, se for o caso, exija alguma compensação. Mas, depois, esqueça o assunto.
12. Fale sempre a verdade quando alguém lhe pedir algo. Explique o que vai tentar fazer, quando e como. Caso não possa atender o pedido, diga logo que não pode, mas explique o motivo. As pessoas esperam que você se importe, tente, ainda que não consiga.
13. Não se esqueça jamais do amigo que deixou o poder, até porque o fraco de hoje pode ser o forte de amanhã. Ninguém é tão forte que não possa perder, nem é tão fraco que não possa vencer.
14. Jamais permita que se fale mal de um amigo perto de você. Reaja imediatamente se isso acontecer.
15. É melhor sofrer no poder do que longe dele.
(Via Blog do Magno Martins)

Nenhum comentário