Breaking News

JACOBINA: YAMANA GOLD EXPLICA PROCEDIMENTO EM BARRAGEM QUE ' ASSUSTOU' MORADORES

 

Uma imagem registrada por um morador e enviada ao Jacobina Notícias neste sábado (24), que mostra uma intervenção na segunda barragem de rejeito da mineradora Yamana Gold, causou estranheza e assustou moradores da região.

"Tão abrindo um rasgo no meio da barragem. Passaram uma tubulação, mas já fecharam no final da tarde", disse um cidadão assustado, sem entender o motivo da obra. "Quando acontece esse tipo de intervenção é porque tem muita água interna e drenam para não acontecer a liquefação. As vezes não resolve", contou um ambientalista ao Jacobina Notícias.

À reportagem, a Yamana Gold explicou que o "procedimento é realizado sempre que chega na fase final de cada etapa de construção e visa melhorar o processo de disposição dos rejeitos" e que se trata de uma manutenção "para instalação de novas linhas de tubulação". 

Leia a íntegra da nota

A Jacobina Mineração e Comércio - JMC Informa que foi iniciado ontem (23/4) procedimento padrão de manutenção preventiva e melhoria contínua da barragem. O procedimento é realizado sempre que chega na fase final de cada etapa de construção e visa melhorar o processo de disposição dos rejeitos sólidos nessa área. Para realizar essa manutenção, estão sendo abertas algumas valas para instalação de novas linhas de tubulação. 

À medida que estão sendo instaladas as novas linhas, a área está sendo compactada novamente. Esse procedimento já foi feito em um ponto e será feito em outros locais da barragem ao longo das próximas semanas.

Todas as atividades realizadas são acompanhadas pelas equipes de operação e segurança de barragem da JMC.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Nenhum comentário