Breaking News

COVID-19 PODE CAUSAR DISFUNÇÃO ERÉTIL E LESÕES NO PÊNIS, APONTA ESTUDO


A disfunção endotelial peniana consiste no entupimento de pequenos vasos que são responsáveis por irrigar o pênis com sangue, o que causa a ereção. Com isso, esses vasinhos deixam de fazer seu trabalho adequadamente, o que pode causar ferimentos nos tecidos. Esse tipo de disfunção já era verificado em outros órgãos, como rins e pulmões, que são os mais afetados pela Covid-19.
“Nossa pesquisa mostra que Covid-19 pode causar disfunção endotelial generalizada em sistemas de órgãos além dos pulmões e rins”, declarou o líder da pesquisa, Ranjith Ramasamy. “A disfunção endotelial subjacente que ocorre por causa do Covid-19 pode entrar nas células endoteliais e afetar muitos órgãos, incluindo o pênis”, completa o professor.
METODOLOGIA UTILIZADA
Dentro do estudo, homens que anteriormente não tinham problemas de ereção, passaram a se queixar de disfunção erétil grave após serem infectados pelo Sars-Cov-2. A partir daí, o professor Ramasamy e seus colegas coletaram fragmentos do tecido peniano de dois homens com esse histórico e que tinham precisado receber próteses penianas para resolver o problema.
Quando da contaminação, um dos dois homens acabou sendo hospitalizado, enquanto o segundo apresentou apenas sintomas leves. Além disso, os pesquisadores também coletaram amostras de homens que também receberam próteses penianas para resolver a disfunção erétil, mas que não tinham histórico de infecção por Covid-19.
Após recolher as amostras, os cientistas analisaram todas elas para procurarem tanto o vírus, quanto indícios de disfunção endotelial. Eles descobriram que o Sars-Cov-2 estava presente no tecido peniano dos homens infectados, mas nos daqueles que não haviam sido.
Além disso, os homens que haviam sido infectados entre seis e oito meses antes da cirurgia, possuíam disfunção endotelial, mas os que não tinham contraído Covid-19, não.
“Isso sugere que os homens que desenvolvem a infecção por Covid-19 devem estar cientes de que a disfunção erétil pode ser um efeito adverso do vírus e devem ir a um médico se desenvolverem sintomas de disfunção erétil”, disse Ranjith Ramasamy. (Fonte: Canaltech)

Nenhum comentário