
“A gente vê hoje que o percentual tem se elevado diariamente e isso atribuímos a essa nova variante Ômicron, o que é muito preocupante. Tínhamos índices baixos de positividade, mas agora já estamos vendo um reflexo de um novo cenário epidemiológico no estado”, alerta a coordenadora Técnica dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica, Felicidade Pereira.
Com 240 suspeitos, 2 internados e 24 confirmados. Situação da Covid-19 se agrava no município de Macaúbas no estado da Bahia.
Segundo boletim da prefeitura de Macaúbas, os casos de Covid-19 “oficiais” tiveram um aumento de pouco mais de 30%, passado dos 18 casos anunciados no 12.jan.2022 para os atuais 24. É sabido que com a falta de kit de testes todo o Brasil e o resto do mundo passa por dificuldades na aquisição destes insumos, no entanto a falta de testes é histórica tanto em Macaúbas como no Brasil, o que nos difere neste momento de todo o planeta: é mais uma desculpa pra nós!
Fato é que apesar do avanço dos casos o controle da pandemia está se dando com a vacinação, que é o único meio sustentável Diferente como pensam no Planalto, o “chefe da arrogância” que é nitidamente imitado Brasil a dentro!
Lembrando que o maior veículo de contaminação são as mãos que são levadas à doca e nariz, hábitos infantis e das inquietações humanas!
Na Bahia, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), do dia 1º para o dia 12, 234% dos testes de COVID-19 deram positivo. Em algumas farmácias e laboratórios já ocorre à suspensão de testes por falta de insumos.
O salto acontece devido à alta na contaminação, que faz com que haja um aumento na demanda por testes. Para diminuir a pressão, no último dia 11, a prefeitura incluiu mais um posto itinerante para a testagem.
A publicitária Ive Deonísio, 34, é mais uma positivada resultante das festas de final de ano. Ela dividiu uma casa com amigos para passar o réveillon e diz que todos acabaram contaminados. “Meus cuidados com a pandemia mudaram muito do início de 2021 para o final. Depois da vacinação, fiquei bem mais tranquila; não tinha mais aquela agonia de passar álcool em tudo. Agora, está voltando um pouco porque praticamente todo o meu ciclo de amigos está com COVID-19”.
A capital do Estado da Bahia “Salvador” vive uma escalada de casos de covid-19 desde dezembro e, agora em janeiro, o aumento é ainda mais acentuado. Do dia 4 para o dia 12, o salto de casos positivos na testagem itinerante da prefeitura foi de 269%. No dia 4 foram feitos 213 testes e 30 deram positivo. Na última quarta 12.jan.2022, foram 199 exames totais e, desses, 103 positivaram.
Está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira 14.jan.2022, o decreto determinando que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia observe a aplicação de penalidades a estabelecimentos que descumprirem o limite máximo de público nos eventos realizados no estado. As punições são: advertência escrita; multa; embargo, temporário ou definitivo, de obras e estruturas; interdição total ou parcial de obras, eventos, estabelecimentos, máquina ou equipamento e cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.
Na última segunda-feira 10.jan.2022, após reunião com a secretária de Saúde, Tereza Paim, o governador Rui Costa decidiu reduzir de 5 mil para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O decreto foi publicado na terça-feira 11.jan.2022 e vale até o dia 25 de janeiro.
Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Estão mantidas no decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estende a bares e restaurantes, que devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.
Nenhum comentário