Breaking News

FERIADO MUNICIPAL EM IBITIARA 78 ANOS

Feriado Municipal  aniversario da cidade de Ibitiara, 78 anos de emanicipação

Ibitiara 78 anos de emanicipação  02 março feriado municipal.
O blog liberdade bom sucesso faz essa homenagem a bela cidade de Ibitiara.

Pça Graciano Xacier Gomes
Pça de Eventos

Fonte luminosa
HISTORIA DO MUNICÍPIO
O texto aqui apresentado não muda, é o mesmo de outras de nossas edições, como também não muda a historia, apenas acrescenta novos acontecimentos. A historia da própria chapada Diamantina já nos conta parte da historia de seus municípios, pois todos os municípios localizados nesta bonita e aconchegante região nasceram através do surgi­mento e do crescimento da própria Chapada.
A história do município de Ibitiara teve início após o século XVII, quando em demanda da cidade de Salvador, capital da província da Bahia, viajantes fundou no lugar que lhes servia de descanso da exaustiva caminhada o povoado de Crioulos.
Logo depois da fundação de Crioulos (hoje Rio de Contas), foram descobertos veios e cascalhos auríferos nos rios e serras circunvizinhas, resultando na entrada dos bandeirantes pelos sertões do Rio de Contas, quando andavam o percurso do rio a procura de pedras preciosas, fundando num lugar não muito longe da nascente do rio, um povoado chamado Bom Jesus dos Limões e posteriormente chamado Bom Jesus do Rio de Contas (hoje Piatã).
Por causa da quantidade de minérios existentes por todas estas terras, homens procedentes de diversos lugares, em busca de riquezas se misturavam a tropeiros que vinham de todos os cantos, saindo em busca de núcleos diamantíferos espalhando se por toda a região, começando a aparecer fazendas por todos os lados, foi então quando alguns se estabeleceram na localidade, começando ali uma pequena povoação inicialmente denominada por Remédios do Rio de Contas.
Pertencente a Remédios havia o arraial de Bom Sucesso cujas terras era um sitio adquirido em 1854 por Francisco Xavier Gomes e por João Rodri­gues em mãos do Conde da Ponte tendo ele como procurador o Sr. Rodri­gues Pereira de Castro.
O município de Remédios do Rio de Contas foi criado com as terras anteriormente pertencente à Bom Jesus do Rio de Contas, através de Decreto Estadual de 20/02/1891. Em 1909 a sede criada distrito, também teve seu topônimo alterado para Remédios. Em 08 de setembro de 1917 foi inaugurada a igreja com a chegada da imagem da padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso. A missa foi ministrada pelo padre Aldo Coppola. Em 1925 novamente foi alterada a denominação de Remédios para Bom Su­cesso. Depois em 1931 pre­servando a denominação o município foi extinto e anexado ao município de Macaúbas, sendo novamente restaurado com o mesmo nome pelo Decreto n.º8630 de 02/03/1934. A sede criada distrito foi elevada à condição de cidade ainda com o nome de Bom Sucesso através do Decreto de 30/03/1938. Seu nome foi mudado para Ibitiara pelo decreto nº 141 de 31/12 de 1943.
Na língua indígena “Ibi” diz terra e “tiara” diz ouro. Ibitia­ra que dizer “terra do ouro”. De acordo com o decreto 8.630, Texto Jornal Acomarca ano 2011 fotos postada blog liberdade bom sucesso fotos de Adriana Sec de Adm.bem amigo visitante do blog liberdade hoje festejamos 78 anos de emanicipaçâo mais sem comemoração no ano passado tivemos bolo de aniversario banda
tocando mais hoje vamos ter a missa do Padre Aldo e depois dormir fica para o proximo ano que Deus nos dé vida e saude a todos , se é para o bem do micareta 2012 que vem ai podemos passar sem banda hoje ta descupado o prefeito.Hoje fonte do prefeito comentou comigo sobre as
bandas de Santa Quitéria, na qual a prefeitura não esta pagando peço aqui desculpa pela a noticia desta quinta feira eu disse que seria a prefeitura  que estava patrocinando as banda, como semple em praça banda tocando so podia ser prefeitura, mais vou ver esta fonte de Santa Quiteria para ver a verdade. obrigado Ibitiara e parabems pelos 78 anos de emanicipaçâo politica.HOMENAGEM DO BLOG LIBERDADE BOM SUCESSO  A VOZ DO POVO DE IBITIARA



Um comentário: