BLOG E SUAS REGRAS PARA COMENTARIOS
Regras são uma forma de Censura?
Até a liberdade tem seus limites. É o velho ditado: a sua liberdade termina onde começa a liberdade do outro.
É muito bonito levantarmos bandeiras pela liberdade de expressão, mas esquecermos de nossos responsabilidades ao dizer o que pensamos. A liberdade de expressão exige que quem se expressa tenham ao menos a mínima capacidade de entender que o outro a seu lado também irá se expressar e poderá ser em contrário a si.
Por incrível que pareça, são regras que garantem qualquer tipo de liberdade. Essas regras são os fundamentos da democracia a até de alguns níveis de sistemas anárquicos.
Alguns podem pensar que uma Política para Comentários está Censurando e proibindo o direito de expressão do outro. A verdade é que o Blog não é uma praça pública, mesmo sendo acessível a todos. Quem se expressa primeiro deve ter coragem de dizer seu nome, mostrar sua cara. O anonimato não é coerente com a exigência de liberdade de expressão.
Também devemos observar que o dono do Blog tem o direito de delimitar como e onde as pessoas podem expor suas opiniões e isso é questão de organização.
O dono do Blog faz o papel de moderador de um debate. Ele é responsável pelo espaço, mas não é responsável por aquilo que os outros pensam e escrevem. Uma política de comentários precisa contemplar isso, separando a opinião do autor com a opinião dos comentadores.
Nenhum comentário