LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O ADVENTO DAS REDES SOCIAIS
Liberdade de expressão e o advento das redes sociais
“Liberdade de Expressão é definida como o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos.
É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.” A definição é da enciclopédia online Wikipédia, mas, na prática, o tema vai bem além disso. Vivemos em um Estado democrático de Direito em que a liberdade de expressão e de pensamento é garantia constitucional. Garantia essa que foi conquistada com sangue e suor no travar de muitas lutas contra a censura ditatorial hoje vencida.
O aparecimento da geração internet, globalizando e compartilhando informações com o mundo todo. O advento do aparecimento dos blogs e as mídias sociais sem dúvida entrou para a história da liberdade de expressão.
Ferramentas de mídia como o Orkut, Facebook, Twitter, blogs, sites e demais instrumentos de mídias sociais tem contribuído de forma significativa para a manutenção dessa garantia constitucional que é o direito de livre expressão. A comunicação pela internet tem se mostrado o meio mais voraz, atual e massivo de comunicação nos dias atuais. Forte ferramenta contra a censura, essa nova comunicação online, sem limites e fronteiras, aparece como um gigante, levando informações para o mundo inteiro, em todos os lugares.
Vivemos no mundo da informação, em que a internet está presente em todos os locais indistintamente. Mas como dizia Camões, “navegar é preciso…”. O fato é que as redes sociais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e estão tomando um papel bem além do da troca de mensagens, fotos e idéias para se tornar verdadeiras ferramentas de mobilização social.
Com uma força dantesca, as mídias sociais estão se mostrando verdadeiros meios de mobilização social, capazes de influenciar a sociedade. Elas permitem uma nova maneira de participação da comunidade cibernética, da sociedade em geral, com aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, troca de idéias com a participação de todos, evoluindo com as mudanças no mundo, em um curto espaço de tempo, de forma rápida, ágil, em um clique, ou melhor, um post.
Verdadeiras campanhas, contra e a favor, em mobilização por diferentes causas estão sendo a toda hora criadas nas redes sociais. Fatos reprováveis e louváveis estão sendo divulgados, publicados em milésimos de segundos e estão ‘ganhando o mundo’ através das mídias sociais. A liberdade de expressão ganhou corpo e massa com a internet e não há mais lugar para a censura.
Grandes acontecimentos mundiais tiveram início a partir de uma discussão na internet, através das redes sociais e até o ponta-pé inicial para a solução dos problemas é fruto das atuações nelas.
As redes sociais possibilitam à sociedade uma participação maior, dando-a vez e voz para que possam utilizar a liberdade de expressão para influenciar novas conquistas democráticas. As redes sociais mostraram que têm um valor inestimável para a manutenção dessa web-cidadania e cada vez mais contribuem para a prevalência da constitucional liberdade de expressão e pelo estado democrático de direito.
DRA RAVENNA CASTRO
Jornalista e Advogada
Nenhum comentário