Padre Aldo Luchetta, nasceu em 1941, em Codogné Treviso, Itália. Lá, foi ordenado padre e chegou ao Brasil em 1967. Faleceu em 1998, num acidente de automóvel, na rodovia que liga Igaporã a BR 430.... No local do acidente foi construído um memorial - Santuário Padre Aldo, do lado direito da pista sentido à Igaporã, Sudoeste da Bahia... Um lugar que eternizar a vida e a morte de um dos ícones da história desta região. Pe. Aldo era conhecido por seu espirito "bravo", destemido e revolucionário... Fundador das Escolas Famílias Agrícolas que se espalhou por muitos estados brasileiros e para a América Latina... Sangue "quente" de italiano, fez o diferencial da "batina", do "confessionário" e do "altar"... Um homem a frente do seu tempo... Como todo revolucionário.. |
Caro 'bloguista', prezado Evirandi Auriovane Xavier Gama, bom dia!
ResponderExcluirReceba, meu caro, a minha saudação e os parabéns por divulgar o Santuário do Padre Aldo Luchetta. Sou caminhoneiro caravanista, levo juntamente com a equipe da qual faço parte, caminhões e ônibus, saídos de fábrica para os clientes para todo este nosso imenso Brasil e conheço bem as "estradas da vida", as quais sempre percorro observando os seus detalhes e as suas sutilezas culturais e recentemente, no início deste mês de outubro de 2015, passamos em caravana de 5 caminhões Mercedes-Bens (de entrega de bebidas, cabines brancas e carrocerias amarelas com a logomarca da cerveja Skol) em frente ao Santuário Padre Aldo, o nosso rumo era a cidade de Barreiras, BA, e fiquei muito curioso por saber quem teria sido aquele padre capaz de merecer do povo do lugar um santuário em sua memória. Logo imaginei que deveria ter sido alguém que tivesse dedicado a sua vida às pessoas e aquela região. Olhei para as casinhas ao longo da estrada naquele entorno e imaginei esse padre fazendo visitas, caminhando a pé por lá, promovendo a vida abundante entre aquela gente sofrida e castigada pelo rigor climático do sertão. Agora, lendo os informes que, gentilmente, você escreveu e compartilhou com todos nós, internautas, por meio do seu ótimo "Blog Liberdade Bom Sucesso: A Voz do Povo de Ibitiara", pude saber quem foi esse importante sacerdote italiano dedicado ao nosso belo e árido sertão baiano e a sua nobre gente sertaneja. Graças a você, caro 'bloguista', agora quando passar outras vezes no trecho da rodovia em frente ao Santuário Padre Aldo poderei melhor visualizar em minha imaginação esse homem e sacerdote de grande valor humano que soube plantar valores humanos em vida, colhendo a gratidão dos que não o esquecem e cultuam a sua memória, a marca indelével e forte de sua passagem por esses sofridas paragens.
Valeu, meu irmão! Valeu Evirandi! Quem sabe da próxima vez que passar pelo Santuário Padre Aldo eu pare o caminhão e leve um ramo de flores do sertão para depositar em memória e gratidão de reconhecimento ao Padre Aldo Luchetta e, se você estiver por lá, lhe dar um forte abraço de brasileiro estradeiro!
Abração, 'bloguista'!
Gratidão.
Ítalo Meneghetti
Caminhoneiro carreteiro e caravanista