.
No caminho da Volkswagen Saveiro sempre esteve a Fiat Strada. Em números: esse ano, de janeiro a outubro, a picape compacta da marca alemã vendeu pouco mais de 64 mil unidades. Desempenho muito bom, mas o problema é que a rival emplacou o dobro de veículos no mesmo período. Em setembro último, a Volkswagen apresentou a sua versão cabine dupla, para tentar diminuir o “placar” bastante adverso – mas sem porta atrás, como a principal concorrente. Os primeiros resultados mostram uma evolução do “jogo”. Antes da cabine dupla, a Saveiro registrou uma média de 6.300 carros mensais. Em outubro, primeiro mês cheio nas vendas com a nova variante, a picape chegou quase a 8.500 emplacamentos e a cabine dupla já responde por um terço dessas vendas – cerca de 2.800 veículos. E nesse crescimento, a configuração “top” Cross aparece como grande destaque. Ela acumula 1.500 unidades/mês. Além do espaço extra para passageiros no banco de trás, algo que também pode ajudar a atrair novos compradores para a Saveiro Cross Cabine Dupla é a lista de equipamentos. Sai de série com volante multifuncional, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, rádio com MP3, Bluetooth e entradas USB e auxiliar e sensor de estacionamento traseiro. Destaque ainda para os dispositivos de segurança como controle de estabilidade, ABS off-road, que reforça os freios em terrenos sem pavimentação, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistência de partida em rampa, que mantém o veículo estável por até 2 segundos depois de soltar o pedal do freio em aclives de mais de 5%. Outro fator importante é que, ao longo de 2014, as versões topo de linha da Saveiro – Cross –, do Gol – Rallye – e mais recentemente a do Fox – Highline –, já exibem uma novidade sob o capô. Trata-se do novo motor 1.6 16V da família EA211 – a mesma do Up. Com duas válvulas a mais por cilindro em relação ao EA111, que ainda equipa as variantes Trendline e Highline da picape, o propulsor entrega 110 cv e 15,8 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e 120 cv e 16,8 kgfm com etanol.
.
_________________________________________________________
.
VOLKSWAGEN SAVEIRO CROSS CD – AVENTURA DE CRESCER – PARTE II
.
A transmissão é sempre manual de cinco marchas. As versões com cabine dupla foram parte de um investimento de R$ 300 milhões da Volkswagen na fábrica de Anchieta, em São Paulo. A primeira fase do processo foi anunciada em 2013, no valor de R$ 250 milhões, para a ampliação e fabricação da nova Saveiro nas versões cabine simples e estendida. A segunda fase totalizou R$ 50 milhões adicionais na linha de montagem para a chegada da Saveiro cabine dupla e expandiu em mais 20% o total de produção. O montante é justificado nas alterações feitas no projeto para a Saveiro receber a cabine dupla. Uma delas é a elevação do teto em relação às demais configurações da linha Saveiro – alteração que fica “escondida” pelo novo rack no teto. Na Cross, são 1,72 m de largura, 1,55 m de altura – 4 cm a mais do que a Cross Cabine Estendida – e 4,51 metros de comprimento. A Volkswagen também tentou abrir espaço no habitáculo. O espaço interno para a cabeça fica em 1,01 metro no banco dianteiro – 2,3 cm a mais do que nas configurações com cabine simples – e 94,5 cm no traseiro. O assento traseiro fica ainda em posição elevada em relação ao dianteiro em 9,5 cm. Atrás, há espaço para cinco ocupantes – cada um devidamente com seu cinto de segurança. Na Strada, são apenas quatro. Quem vai na traseira da Saveiro Cross CD ainda conta com vidros laterais basculantes, dois porta-garrafas de 500 ml, um porta-lata e até uma saída de 12V adicional. Já a caçamba tem 1,10 m de comprimento no assoalho e seu estepe fica posicionado embaixo do veículo – o que deixa livre um espaço total de 580 litros. As boas vendas da Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla impressionam ainda mais quando se descobre o preço: parte de R$ 61.150 e chega a R$ 65 mil com todos os opcionais. (Fonte: Bol) .
Nenhum comentário