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A história da BMW Motorrad se confunde com a do clássico motor boxer de dois cilindros opostos. O propulsor é usado pela divisão duas rodas da marca alemã desde sua primeira moto, a R32, lançada em 1923. Noventa e dois anos depois, ele continua a equipar as motos da empresa. E um dos mais recentes modelos a recebê-lo é nova R1200 R. Além do propulsor, a esportiva revelada no último Salão de Colônia, na Alemanha, mostrou um visual renovado e alterações no quadro, suspensão e também novos recursos. É de se imaginar que, ao longo dessas mais de nove décadas, um motor passe por transformações. A configuração atual tem 1.170 cc e refrigeração mista – líquida/ar. O propulsor está presente na R1200 GS, R1200 RT, R1200 RS e também na R NineT. E as especificações técnicas são mais promissoras que os 8,5 cv gerados pelos 486 cc da R32. A nova geração do motor permite que a potência da R1200 R fique em 125 cv a 7.750 rpm e 12,7 kgfm de torque a 6.500 giros – ante 110 cv e 12,1 kgfm anteriormente. A BMW ainda afirma que, além do aumento, a entrega do torque se dá de forma mais linear pela faixa de giros. As mudanças deixam a R1200 R com boas credenciais. Para chegar aos 100 km/h, a naked só precisa de 3,3 segundos. Quanto à velocidade máxima, a marca alemã não crava, apenas se limita a dizer que ultrapassa os 200 km/h. A BMW também mexeu na ciclística da moto. O motor boxer é montado em um novo quadro tubular de aço. O sistema de escapamento agora é dois em um, além de novas entradas de ar e radiador centralizado. Lá também não está a suspensão dianteira monoamortecida Telelever. O renovado modelo ganhou garfos telescópicos invertidos e ajustáveis com curso de 140 mm. Na traseira, a também monochoque Evo Paralever continua. De série, há ainda dois modos de condução – Rain e Road –, que modificam o comportamento dos freios ABS e controle de estabilidade. O repertório técnico da R1200 R ainda pode contar com mais dois ajustes extras de pilotagem – Dynamic e User –, que mudam o nível de intromissão do controle de tração. PERFEITO EQUILÍBRIO – Um dos primeiros itens que chama atenção na nova BMW R1200 R é a posição de condução. Ela é inclinada à frente e as pernas do piloto parecem se incorporar ao design do tanque. Dinamicamente, a R1200 R brilha. Ela entra na curva com desenvoltura, é ágil e tem um equilíbrio perfeito. Obedece humildemente às ordens dadas por quem vai em cima. Outro responsável pelo bom apoio nas curvas é o pneu sem câmara Metzler Z8. Já suspensão dianteira monoamortecida garante uma pilotagem de alta precisão e o novo chassi, somado ao baixo peso e à força em baixos giros, faz da R1200 R um modelo fácil de conduzir e muito eficiente. A parte dianteira é sólida, nunca dá a incerteza de seguir outra direção. Em alta velocidade, a moto corta o vento e parece abrir caminho. A suspensão filtra admiravelmente as imperfeições na estrada, mas também deixa o piloto sempre consciente do que flui sob as rodas. Com o novo motor de 125 cv e 12,7 kgfm de torque, na faixa entre 4 mil e 5 mil giros já é possível extrair o máximo da moto. Para quem vai até 9 mil rpm, o limitador entra em ação. Mas a aceleração nas saídas de curva estão notavelmente mais “mal-humoradas”.
FICHA TÉCNICA DA BMW R1200 R
MOTOR: Gasolina, quatro tempos, 1.170 cm³, com dois cilindros contrapostos, quatro válvulas, comando duplo no cabeçote e refrigeração ar/líquida. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
CÂMBIO: Mecânico de seis marchas com transmissão por cardã.
POTÊNCIA MÁXIMA: 125 cv a 7.750 rpm.
TORQUE MÁXIMO: 12,7 kgfm a 6.500 rpm
DIÂMETRO E CURSO: 101 mm X 73 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.
SUSPENSÃO: Dianteira com garfo telescópico invertido com 140 mm de curso. Traseira paralever com 140 mm de curso.
PNEUS: 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás.
FREIOS: Discos duplos de 305 mm na frente e disco simples de 276 mm atrás. Oferece ABS.
DIMENSÕES: 2,16 metros de comprimento, 0,88 m de largura, 1,51 m de distância entre-eixos e 0,79 de altura do assento.
PESO: 231 kg.
TANQUE DO COMBUSTÍVEL: 18 litros.
PRODUÇÃO: Berlim, Alemanha.
LANÇAMENTO MUNDIAL: 2014.
PREÇO: 12.800 euros – cerca de R$ 41.200. (Fonte: Bol)
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