SINDICALISTAS FAZEM PROTESTO CONTRA NOVAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO
Representantes de centrais sindicais se reuniram em frente Ă SuperintendĂȘncia Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), situada na Avenida Sete, no centro deSalvador, desde as 10h desta segunda-feira (2). O protesto Ă© contra as novas regras do seguro-desemprego, que passaram a valer a partir desta segunda. Cerca de 50 pessoas participam do ato. Por volta das 12h30, a situação jĂĄ tinha sido normalizada.
De acordo com Irailson Warnoux, vice-presidente do Sindicato da Construção Pesada (Sintepav), os trabalhadores querem que as medidas sejam derrubadas. "Estamos aqui repudiando as medidas que foram tomadas pelo governo e viemos aqui exigir do Congresso Nacional que se posicione no sentido de derrubar essas medidas ofensivas aos trabalhadores. Essa medida entrou em vigor ontem e ainda nĂŁo Ă© Lei. NĂłs queremos que essas medidas sejam derrubadas”, afirma Warnoux, que tambĂ©m Ă© Diretor da Força Sindical da Bahia.
Os sindicalistas pedem a revogação das Medidas ProvisĂłrias 664 e 665, que, alĂ©m de alterar as regras do seguro-desemprego, tambĂ©m provocam mudanças no abono salarial, seguro-defeso, pensĂŁo por morte, auxĂlio-doença e auxĂlio-reclusĂŁo.
"Estamos aqui neste ato para que todas essas medidas sejam revogadas, medidas que penalizam todos os setores. Que penalizam setores da construção civil, de contratos. Existe, hoje, uma rotatividade muito grande dos trabalhadores no Brasil e na Bahia, e os trabalhadores estĂŁo sendo penalizados com essa medida. Trabalhadores com pouco tempo de contrato poderĂŁo perder todos os benefĂcios”, disse o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) na Bahia, Aurino Pedreira.
Nenhum comentĂĄrio