ZABUMBÃO: EM RESPOSTA A PROTESTO EM PARAMIRIM GOVERNO DIZ QUE BARRAGEM TEM ÁGUA PARA TODOS!
Conforme nota do Blog do Glauber, agentes do Governo do Estado da Bahia, diz que o Zabumbão tem água suficiente para atender a demanda dos municípios já contemplados com sistema de abastecimento de água e para a ampliação da adutora para outros municípios da região como prevê projeto orçado em mais de R$ 160 milhões.
Veja nota na íntegra reproduzida do Blog do Glauber:
“O município de Paramirim, no sudoeste do estado, recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a comitiva do Governo da Bahia, composta pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Jeronimo Rodrigues e pelo chefe de gabinete da Secretaria de Recursos Hídricos, José Olímpio, para discutir e esclarecer o processo deconstrução da Adutora do Zabumbão com a sociedade civil, em plenária convocada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre. A nova adutora vai abastecer as cidades de Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga e Boquira, além de sete localidades da região de Ibitiara e Ibipitanga.
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster informou que a Barragem do Zabumbão tem capacidade suficiente para levar água para as cidades previstas no projeto da nova adutora e que o governo vai realizar ações para garantir a segurança hídrica da local.
“Esse é um projeto extremamente importante e, além dos mais de 200 km de adutora, também prevê a construção de duas barragens, nos rios da Caixa e Remédios, que vão complementar o Zabumbão. A adutora, reforçada com essas barragens, terá água suficiente para abastecer todos estes municípios. Com a mecanização e modernização do Vale do Paramirim, vamos ter uma economia de água na irrigação, o que vai permitir o uso da adutora, sem qualquer risco para o abastecimento”.
Segundo a assessoria do governo do Estado, Dauster ainda reafirmou o diálogo contínuo com o Comitê, para que as informações necessárias ao projeto sejam dadas, a fim de garantir a segurança hídrica da região de Paramirim. “Conversei com o Comitê para organizar plenárias nos outros municípios. Estamos à disposição para participar, dando as informações necessárias e ouvindo as demandas. Solicitei a constituição de uma câmara técnica que discuta e aprofunde todos estes detalhes técnicos, para que haja uma homogeneização de posições. Acreditamos que as todas as informações detalhadas dos projetos acordadas com a Promotoria, que serão prestadas no prazo de até trinta dias, serão suficientes para resolver o conflito no Comitê”.
A mesa de discussão, também foi composta pelo prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo Bittencourt, o major Irlando Oliveira, da 46ª CIPIM, o presidente da Câmara de Vereadores de Paramirim João Teixeira Ramos, a promotora de Justiça, Luciana Khoury, além de Marcia Teles, diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marcos Vinicius Bulhões, diretor da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) e de Godofredo Júnior, Diretor de Barragens da Cerb.” (Macaúbas On Off)
Nenhum comentário