Breaking News

ZABUMBÃO: EM RESPOSTA A PROTESTO EM PARAMIRIM GOVERNO DIZ QUE BARRAGEM TEM ÁGUA PARA TODOS!


Governo diz que tem água para todos. (Foto focadoemvocê)

Conforme nota do Blog do Glauber, agentes do Governo do Estado da Bahia, diz que o Zabumbão tem água suficiente para atender a demanda dos municípios já contemplados com sistema de abastecimento de água e para a ampliação da adutora para outros municípios da região como prevê projeto orçado em mais de R$ 160 milhões.
Veja nota na íntegra reproduzida do Blog do Glauber:
O município de Paramirim, no sudoeste do estado, recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a comitiva do Governo da Bahia, composta pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Jeronimo Rodrigues e pelo chefe de gabinete da Secretaria de Recursos Hídricos, José Olímpio, para discutir e esclarecer o processo deconstrução da Adutora do Zabumbão com a sociedade civil, em plenária convocada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre. A nova adutora vai abastecer as cidades de Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga e Boquira, além de sete localidades da região de Ibitiara e Ibipitanga.
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster informou que a Barragem do Zabumbão tem capacidade suficiente para levar água para as cidades previstas no projeto da nova adutora e que o governo vai realizar ações para garantir a segurança hídrica da local.
Esse é um projeto extremamente importante e, além dos mais de 200 km de adutora, também prevê a construção de duas barragens, nos rios da Caixa e Remédios, que vão complementar o Zabumbão. A adutora, reforçada com essas barragens, terá água suficiente para abastecer todos estes municípios. Com a mecanização e modernização do Vale do Paramirim, vamos ter uma economia de água na irrigação, o que vai permitir o uso da adutora, sem qualquer risco para o abastecimento”.
Segundo a assessoria do governo do Estado, Dauster ainda reafirmou o diálogo contínuo com o Comitê, para que as informações necessárias ao projeto sejam dadas, a fim de garantir a segurança hídrica da região de Paramirim. “Conversei com o Comitê para organizar plenárias nos outros municípios. Estamos à disposição para participar, dando as informações necessárias e ouvindo as demandas. Solicitei a constituição de uma câmara técnica que discuta e aprofunde todos estes detalhes técnicos, para que haja uma homogeneização de posições. Acreditamos que as todas as informações detalhadas dos projetos acordadas com a Promotoria, que serão prestadas no prazo de até trinta dias, serão suficientes para resolver o conflito no Comitê”.
A mesa de discussão, também foi composta pelo prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo Bittencourt, o major Irlando Oliveira, da 46ª CIPIM, o presidente da Câmara de Vereadores de Paramirim João Teixeira Ramos, a promotora de Justiça, Luciana Khoury, além de Marcia Teles, diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marcos Vinicius Bulhões, diretor da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) e de Godofredo Júnior, Diretor de Barragens da Cerb.”  (Macaúbas On Off)

Nenhum comentário