hiv

Meta de levar tratamento a 15 milhões de pessoas com Aids no planeta foi alcançada antes do prazo, segundo documento

Enquanto o índice de novas infecções por HIV caiu no mundo, a taxa vem subindo no Brasil. De acordo com um relatório da Unaids, a agência das Nações Unidas para a Aids, o número global teve uma queda de 35,5% na comparação entre os anos de 2000 e 2014. Entretanto, no mesmo período, houve um aumento no país.

No mundo, em 2000, a estimativa de novas infecções no mundo foi de 3,1 milhões, e em 2014, essa estimativa baixou para 2 milhões.

Já no Brasil, em 2000, estimativas davam conta de que houve de 29 mil a 51 mil novos casos. Em 2014, estimou-se entre 31 mil e 57 mil novos casos, diz o documento.

– Muitos países que começaram a resposta à epidemia cedo observaram um aumento nos novos casos de infecções. Há uma nova geração de jovens que não viram a epidemia da doença. Eles não tiveram referência do problema – diz Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids no Brasil. – Os jovens homossexuais são vulneráveis e estão sendo infectados. Eles precisam de ferramentas para entender a sua própria sexualidade sem tabu. Precisamos voltar a falar sobre educação sexual.

Apesar de as novas infecções por HIV terem caído 17% de 2000-2014 na América Latina, houve pouca mudança no número anual de contaminações nos últimos cinco anos. O Brasil é responsável por cerca de metade das novas infecções na região.

:: LEIA MAIS »