Segundo fontes das entidades da categoria, a ação é realizada em repúdio ao governo de Dilma Rousseff. A ideia é pulverizar os pontos de engarrafamento de forma que a Força Nacional – já usada pelo PT para reprimi-los anteriormente, não consiga dispersá-los desta vez.
Além dos caminhoneiros o Governo Dilma Rousseff deve sofrer outas manifestações contrárias. Os movimentos oposicionistas unificados de todo o Brasil vão realizar a primeira grande paralisação nacional, no próximo dia 13 de outubro às 17 horas, na chamada “Terça-Feira 13” –