hepatite_c
Alguns medicamentos podem curar a hepatite C, mas a infecção pode aparecer novamente

Só no Brasil, por ano, são mais de 9 mil mortes causadas pela hepatite C. Entenda por que o assunto está longe do fim

Você fazia ideia de que existem 2 milhões de portadores de hepatite C em todo o País, porém mais de 60% deles não sabem que estão doentes e menos de 5% foram curados?  Os dados alarmantes vêm de uma pesquisa realizada este ano pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Médica Brasileira (AMB), da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O vírus é transmitido pelo sangue e a hepatite C, se não tratada, evolui silenciosamente para cirrose e câncer de fígado, em um processo lento que pode levar mais de 25 anos – o que costuma acontecer em 80% dos casos.

“Infelizmente, temos números muito aquém do desejado quanto ao controle dessa doença. Por isso, é preciso levar mais esclarecimentos à população para que as pessoas comecem a se interessar em fazer o teste que consegue detectá-la”, afirma Giovanni Guido Cerri, diretor científico da AMB.

Há alguns anos, quando a comunidade médica confirmou a possibilidade de se pegar hepatite C na manicure por meio do alicate de cutículas compartilhado, campanhas de conscientização sobre o problema se multiplicaram. Porém, com o passar do tempo, a repercussão foi perdendo força, dando a falsa ideia de que a situação havia sido controlada.

Conscientização necessária

:: LEIA MAIS »