insonia-800x400

Foto: Reprodução

Travesseiros velhos, quarto desarrumado, claridade, azia, refluxo e pés gelados podem ser a causa da famigerada insônia, um dos vários distúrbios –relacionados ao ato de dormir– que, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto do Sono, acometem 63% dos brasileiros.

Veja abaixo 13  dicas para ajudar os insones de plantão:

iStock

1. Pés quentes para um sono profundo

Para melhorar o sono durante os meses de inverno, leve um par de meias e uma bolsa de água quente para a cama. Pés aquecidos propiciam uma tranquilidade natural. De acordo com estudos, essas duas táticas são mais eficientes para o sono do que alimentos e suplementos.

iStock

2. Apague a luz

A iluminação do quarto deve ser suave. Portanto, desligue o celular, a televisão e cubra a luz do relógio. Se as luzes ofuscantes da rua atrapalham o sono, instale cortinas escuras ou use uma máscara para neutralizá-las. Quando acordar durante a noite para ir ao banheiro ou despertar de um sonho que deseja anotar, utilize uma iluminação fraca: lâmpadas fortes podem convencer seu organismo que amanheceu e é hora de acordar.

iStock

3. Revitalize-se com uma soneca

As sonecas combatem o cansaço, nos ajudam a relaxar e a aliviar a sonolência durante o dia. Pense no cochilo como um sono natural e acalentador.

iStock

4. Mantenha um diário do sono

É importante ter sob controle os padrões e o nível de satisfação com a quantidade e a qualidade do sono. Então, fazer uma avaliação, ajuda a escolher possíveis soluções para se chegar a um sono reparador. Ela também pode ser útil para o acompanhamento médico, caso as estratégias pessoais não sejam suficientes para resolver o problema. Perguntas como “há quanto tempo você tem dificuldade para dormir?” e “o problema se repete todas as noites?” devem ser respondidas.

iStock

5. Já para a cama quando a sonolência bater

Vá dormir ao sentir sono. Muitas pessoas vão para a cama quando pensam ser a hora certa, e não por cansaço. Se não conseguir dormir, levante-se. :: LEIA MAIS »