MARCO DE FUNDAÇÃO DA CIDADE DO SALVADOR
.
Instalado no Porto da Barra, o Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo. Integra o monumento, um painel de azulejos que retrata a chegada de Thomé de Souza, já em um processo de decisões para construir a Cidade.
O Marco foi esculpido pelo português João Fragoso (1913 – 2000). O atual painel de azulejos foi elaborado, em cerâmica faiança, pelo artesão português Eduardo Gomes, em 2003, sendo uma réplica do original, feito em Lisboa, em 1949, por Joaquim Rebucho, outro artista português. Esse painel tem 4,20 m de comprimento por 1,97 m de altura e já passou por outras três restaurações anteriores.
O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da Cidade por ter sido o dia da chegada de Thomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a Cabeça do Brasil e primeira cidade da América Lusitana.
A construção da primeira capital do Brasil foi autorizada pelo rei Dom João III, em 17 de dezembro de 1548, através do Regimento entregue a Thomé de Sousa, o mesmo que o nomeou Governador do Brasil. Nesse documento, que pode ser considerado a primeira constituição do Brasil, El Rei faz saber: …ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente para daí se dar favor e ajuda às outras povoações e se ministrar justiça…
É interessante observar que a Cidade foi fundada com o nome de Cidade do Salvador e não São Salvador da Bahia. Este foi o nome dado pelo papa à diocese fundada em 1551, a primeira do Brasil. Não se deve esquecer, que a região onde se localiza Salvador foi reconhecida pelos portugueses em 1º de novembro de 1501, dia de Todos os Santos, dia em que a imensa Baía recebeu seu nome e um padrão português foi instalado na Barra. Por volta de 1510, já havia um povoado com europeus e índios e, em 1536, existia uma vila na Barra, que continuava povoada em 1549. Antes de Thomé de Sousa chegar, já existiam na região pelo menos três igrejas: a da Graça, a da Vitória e a da Escada. Para a construção de Salvador, entretanto, não se aproveitou as estruturas anteriores, pois a Cidadela foi construída, do nada, dentro da Baía.
.
MARCO DE FUNDAÇÃO DA CIDADE DO SALVADOR
Reviewed by Blog LBS
on
março 29, 2017
Rating: 5
Nenhum comentário