Cólicas muito fortes, fluxo menstrual muito intenso e dor na relação sexual são alguns sintomas da endometriose, que muitas mulheres têm e não sabem. De acordo com Dr. Marcos Travessa, especialista em endometriose, cerca de 15% das mulheres em idade fértil (de 15 a 49 anos) tem a doença. Mas o que é endometriose? Quais são os sintomas, causas e tratamento?
Dr. Marcos explica o que é a doença: “Endometriose é uma doença causada pelo endométrio fora do local habitual. O endométrio é uma camada de células que reveste o útero por dentro. Essa camada responde aos hormônios, todo mês a mulher tem o ciclo menstrual normal, produz alguns hormônios, faz com que esse endométrio cresça dentro do útero, caso a mulher não engravide, o endométrio é expelido e sai em forma de menstruação.”
Mas porque a doença causa tanta dor? De acordo com Dr. Marcos, “No caso da endometriose, o endométrio vai para dentro da cavidade abdominal, podendo se implantar em vários órgãos como nos ovários, na bexiga, nas trompas, em locais diversos e como não tem por onde sair, o que está dentro da barriga, a grosso modo, sangra pra dentro da barriga, causando inflamação e aderência, que é um órgão colado no outro, muita dor, distorce as estruturas que são responsáveis pela gravidez, os ovários, trompas, muita dor no período menstrual, dor na relação sexual e dificuldade de engravidar.”
Sintomas
Os sintomas vão muito mais além do que cólicas fortes e fluxo menstrual intenso: Dores no nervo ciático, dor na lombar, intestino desregulado, dores nas pernas e até depressão, já que mexe com toda estrutura da mulher, causando danos físicos e emocionais.
Nenhum comentário