Breaking News

IBITIARA: FESTA DE SANTO REIS A TRADIÇÃO, AINDA TENTA SOBREVIVER ( REGIÃO DA CAATINGA )

"Às vezes a gente já estava dormindo e escutava os instrumentos batendo nas casas da vizinhança, e os cachorros latindo. E a gente dizia: 'Olha, os reisados vão vir. Estão vindo aí'. Eu até me arrepio quando lembro. Eles começavam a tocar os instrumentos na porta da casa, e a gente levantava, se arrumava e colocava a água do café no fogo. Eles cantavam do lado de fora da casa, com a porta fechada. E diziam: 'Viva o Santo Reis!'. E meu pai, lá dentro, gritava: 'Viva!'. Então eles entravam pela sala grande, cantavam e dançavam. Era uma festa.

De acordo com o costume, o grupo de músicos que integram o Terno de Reis percorre as casas da comunidade a partir do dia 25 de dezembro, levando música, dança, orações e a imagem do Santo Reis até as famílias. A festa só se encerra no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. "É um grupo de pessoas diferenciadas, com respeito à fé. Eles não cantam simplesmente por cantar, não é para ganhar dinheiro, nada disso. É uma devoção, é por amor", descreve Dona Valda.

Na região da Caatinga de Ibitiara , a tradição ainda tenta sobreviver. Um dos responsáveis por isso é Seu Quelé, que, ao lado de Dona, Vanda,   início do mês de dezembro, a casa dos vizinhos nas comunidades do Surubim a tradição ainda vive e a redação do Blog Liberdade Bom Sucesso, esteve registrando essa cultura que vem passando de pai para Filho.
Blog Liberdade Bom Sucesso.
 
 
















Nenhum comentário