A história do município de Ibitiara teve início após o século XVII, quando em demanda da cidade de Salvador, capital da província da Bahia, viajantes fundou no lugar que lhes servia de descanso da exaustiva caminhada o povoado de Crioulos.
Logo depois da fundação de Crioulos (hoje Rio de Contas), foram descobertos veios e cascalhos auríferos nos rios e serras circunvizinhas, resultando na entrada dos bandeirantes pelos sertões do Rio de Contas, quando andavam o percurso do rio a procura de pedras preciosas, fundando num lugar não muito longe da nascente do rio, um povoado chamado Bom Jesus dos Limões e posteriormente chamado Bom Jesus do Rio de Contas (hoje Piatã).
Por causa da quantidade de minérios existentes por todas estas terras, homens procedentes de diversos lugares, em busca de riquezas se misturavam a tropeiros que vinham de todos os cantos, saindo em busca de núcleos diamantíferos espalhando se por toda a região, começando a aparecer fazendas por todos os lados, foi então quando alguns se estabeleceram na localidade, começando ali uma pequena povoação inicialmente denominada por Remédios do Rio de Contas.
Pertencente a Remédios havia o arraial de Bom Sucesso cujas terras era um sitio adquirido em 1854 por Francisco Xavier Gomes e por João Rodrigues em mãos do Conde da Ponte tendo ele como procurador o Sr. Rodrigues Pereira de Castro |