| Adicionar legenda |
A Prefeitura Municipal de Boninal, na Chapada Diamantina, determinou medidas e procedimentos temporários a serem adotados para prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Além disso, ações emergenciais, foram anunciadas, além da publicação de alguns decretos publicados pelo prefeito Aurélio Fagundes.Juntamente com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde, a princípio houve a promoção de ações educativas, afim de orientar a população de como comportar para a prevenção do contagio ao coronavirus. Suspensão das atividades escolares e o envolvimentos de todos os funcionários da área de saúde no combate a epidemia. Outros órgáos da administração pública também adotaram formas de prevenção. Foram suspenso os eventos coletivos que impliquem em aglomeração de pessoas, o funcionamento de serviços não essenciais e a suspensão das feiras livres.
Depois do anúncio das medidas, a secretária da Saúde no município, Sra. Dayse, informou que no município de Boninal não existe nenhum caso confirmado de contaminação.
As medidas adotadas pelo decreto do Executivo consideraram, principalmente, o estado de pandemia definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo e a possibilidade apresentada pelo Ministério da Saúde que aponta tendência de progressão geométrica da expansão do número de casos do vírus no Brasil. Com base nas informações do MS, o Prefeito de Boninal Aurélio, estima, também, que os casos suspeitos devem aumentar no país, considerando a transmissão comunitária autóctone, ou seja, de brasileiro para brasileiro”.
Além do decreto, a administração municipal está adotando outras medidas emergenciais para maior atenção à população, visita técnica ao comercio do município e rodoviária para orientações sobre medidas sanitárias e combater as aglomerações de pessoas para evitar o contagio viral
Embora Boninal tenha adotado um plano de enfrentamento ao novo coronavírus, novas ações estão sendo adotadas, na próxima semana, a prefeitura vai intensificar o combate. A Secretaria de Saúde vai realizar barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município.
Tópicos:
noticias