Breaking News

É CHEGADA A HORA DE DECIDIR ( ELEIÇÕES 2020)

 .

Você recorda em quem votou nas eleições de 2016 para prefeito? E vereador? Pesquisas demonstram que 79% dos eleitores do país não se lembram dos candidatos em que votaram no pleito eleitoral supracitado. E o mais estarrecedor é que dos 21% que recordam apenas 15% acompanharam o desempenho dos governantes que ajudaram a eleger.
Poderia até parecer um contrassenso, já que nos últimos anos o engajamento político tem crescido no país, pois afinal, a política é crucial para a sociedade, para o exercício da cidadania é uma responsabilidade fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação. No entanto, há um profundo descrédito com relação aos políticos. As práticas negativas, a corrupção e os interesses privados alicerçam ainda mais esse descrédito. No Brasil, infelizmente se confunde “ser político” como profissão e estão esquecendo que “estar político” é ser o representante do povo.
No próximo dia 15 de novembro teremos o momento para escolher o próximo governante da nossa cidade. É chegada a hora de aproveitar a oportunidade para nos desconectar das “promessas vazias” e colocar para nossos representantes aqueles que com fatos concretos, ações, valorizam as pautas de interesse do bem coletivo.
Este interesse não deve ser fomentado somente no próximo domingo, mas é preciso clarificar que a participação na política vai além do voto, é fundamental que esta pauta esteja presente na agenda diária da sociedade por intermédio de um diálogo aberto entre os representantes escolhidos e o povo. Na contemporaneidade esta proximidade é estimulada pelas redes sociais, por exemplo. A sociedade deve deixar claro para os representantes do povo que a transparência não deve ser diferencial, e sim, requisito básico para qualquer cidadão que pleiteia a cargo eletivo, assim como honestidade, ética e trabalho. De certo, é cabível destacar que somente assim, com a união de esforços, estaremos no rumo certo para construir a sociedade mais justa e igualitária.

(MAURÍCIO SANTANA, Licenciado em História, Professor da rede Estadual e Privada de Ensino, Pós Graduado em História do Brasil, Gestão Educacional e Mestre em Educação)

Nenhum comentário