Breaking News

NOVO HORIZONTE-BA: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO HOMEM QUE DEIXOU DE SER JOGADOR DE FUTEBOL PARA SER PROFESSOR EDUCADOR ( AJURICABA)

     A educação é um direito fundamental de todos os homens, em qualquer lugar do mundo. A palavra vem do latim educatione, nome que os romanos davam ao processo de desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, realizado em escolas e dirigidos por docentes, os principais responsáveis pela formação integral dos alunos. 

Quis o destino que o jovem professor Ajuricaba Carvalho Lemos nascesse em Caetité, mesma  cidade onde nasceu o grande educador e intelectual, educador , jurista  e escritor Anísio Teixeira- reconhecido  como o inventor da escola pública no Brasil e idealizador de grandes mudanças na educação Brasileira

um bom jogador de Futebol considerado um dos melhores da região sudoeste baiano na época deixar de ser um jogador de futebol profissional, como Pelé, Tostão, Rivelino entre outros para ser um professor  educador era seu destino !

Ajuricaba Carvalho Lemos. Nascido em 31/05/1943. Filho de Isabel Maria de Carvalho Lemos e Durvalino Lemos. Estudou no Instituto de Educação Anísio Teixeira.Casado com Sônia de Oliveira Lemos, teve 5 filhos e dois netos  .Filhas Magali de Oliveira Lemos,Malba de Oliveira Lemos, Teonia de Oliveira Lemos,Tatiana de Oliveira Lemos Tassia de Oliveira , Netos Marcelo Henrique Lemos Moreira e Lívia Beatriz Lemos de Oliveira. 


1970, a convite do primo Evilásio Santana Gama, Diretor do Colégio de Ibitiara e escolas municipais, vereador e amante de futebol, Juju veio passear em sua casa e como o jovem era craque de futebol ( esporte das multidões), foi convocado como esforço do time da cidade em uma partida disputadíssima entre Ibitiara e Seabra, quando o mesmo decidiu a partida marcando um gol de placa.



Nesse mesmo ano, por motivos pessoais, O Professor Laércio Fernandes foi ensinar em Wanderley, no  oeste do nosso estado, ficando somente professora Aracina. Então , o Professor  Ajuricaba recebeu o convite do Prefeito José Teotônio para ocupar a vaga. O que foi presente do céus para nossa localidade, pois o mesmo assumiu também que era atribuição do Professor Laércio Fernandes o serviço de Alto falantes e continuou com os festejos, Ajuricaba  implantou um futebol mais ágil e moderno com técnica avançadas. Professor naquela época era respeitado e querido por todos  e Juju  tornou- se um líder na escola e na sociedade local. Jovem. Bonito, elegante, e falante, namorou várias moças do lugar escolhendo para sua companheira uma menina linda chamada de Sônia de José Bernardes. Com o aval do Sogro ingressou na política se candidatando a vereador e sendo eleito com expressiva  votação, foi eleito a Vice-Prefeito,Diretor do Colégio Castro Alves,Presidente da Câmara de Vereadores de Novo Horizonte. Também foi eleito a vereador em Ibitiara..



Palavras de Ajuricaba. Lembro que no meu tempo d e estudante, os craques mais famosos na região do sudoeste da Bahia eram Juju em Caetité. Dilermando em Paramirim e Norberto em Livramento de Nossa Senhora.

Um  certo dia , em pleno campo de futebol ( atualmente e a quadra esportiva doo Chorado), ele deslocou a rótula do braço, Belamirno Araujo, embora não fosse médico , cuidava das pessoas enfermas e sempre acertava no diagnóstico, pois diziam que tinha mediunidade. Neste dia, não conseguiu colocar o braço do Professor  no lugar . O rapaz se contorcia de dor . fiquei ao lado dele á na casa de Elson onde morava junto e amigos dando apoio e no outro dia alguém informou : - leve em Ibitiara que Ariston coloca na hora. Levei-o ao chegar na loja desse senhor Ariston, disse:  Cicinha traga uma toalha de Banho, Palavras de Sr. Ariston .

Autor do Livro Espelho do Passado e outros Causos.

Parte do texto desta trajetória do Livro do Escritor Laércio. 

E Blog Liberdade Bom Sucesso.








Nenhum comentário