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OS 9 CARROS QUE DEVERÃO SAIR DE LINHA ENTRE 2021 E 2022


Até o momento, o mercado brasileiro já conta com 12 modelos descontinuados desde o início de 2021. Porém ainda existem alguns carros cuja produção está ameaçada e que devem sair de linha entre o final deste ano e o início de 2022. Entram nesta lista alguns dos que já figuraram entre os mais vendidos do mercado, como Volkswagen Fox, Fiat Uno e até o antigo Chevrolet Onix agora conhecido como Joy.
FIAT

Na berlinda da montadora da Betim, três veículos têm a possibilidade de se aposentar. O primeiro e mais provável é o Fiat Uno. No mercado há 37 anos, o compacto tem visual defasado e não deve adotar os novos motores turbinados da Stellantis.
Seu substituto no mercado, o Mobi, está presente na gama há seis anos e, atualmente, vende bem mais do que o veterano – foram 47.413 unidades contra 16.473 entre janeiro e julho deste ano, respectivamente. Além disso, quando o Uno trocou de linha, passou a ser vendido em uma só versão, a topo de linha Way 1.3.

Fora o hatch, entram nessa lista o Grand Siena e o Doblò. Embora o sedã sofra dos mesmos problemas do Uno – visual e motores antigos –, ele tem bom volume de vendas para empresas e frotistas, que optam por utilizá-lo com preparação para gás natural (GNV). As altas consecutivas no preço do combustível, inclusive, podem postergar sua aposentadoria, uma vez que o GNV se torna mais interessante para o consumidor.
O Doblò é um dos carros de entrada no seu segmento (o que não quer dizer que o preço de R$ 120.490 seja barato). Lançado em 2002, o monovolume passou por um leve facelift em 2009 e segue com o veterano motor 1.8 16V de 132 cv e 18,9 kgfm. Ainda que transporte sete pessoas, a lista de equipamentos é incompatível com o preço. Ele traz calotas integrais, predisposição para rádio, ar-condicionado manual e computador de bordo, por exemplo.
VOLKSWAGEN

Entre os compactos da Volkswagen, o Fox é o que menos vende hoje em dia. Aliás, o modelo já deveria estar extinto há algum tempo, junto com o Spacefox, que saiu de linha no início de 2019. Na época, a montadora havia prometido uma série de novos produtos até 2023, como T-Cross, Nivus e Taos. Ainda devem entrar nessa lista, o hatch Polo Track (versão anterior ao facelift do Polo, que ainda não chegou por aqui) e a picape intermediária Tarok.
Ou seja, a montadora deverá investir nos novos projetos e aposentar gradualmente a antiga plataforma PQ24, arquitetura do Gol, Voyage, Saveiro e Fox – os três primeiros modelos, entretanto, deverão ter uma sobrevida até 2023. Isso porque, no ano seguinte, o controle de estabilidade se tornará obrigatório no Brasil e o custo para adequar um projeto antigo com o item de segurança tornaria inviável sua comercialização.
Embora a Volkswagen não tenha confirmado o fim de seu hatch mais alto, recentemente tirou frisos de suas laterais e passou a oferecê-lo sem central multimídia devido à escassez de semicondutores. Mas o Polo Track – que vai derivar da versão 1.0 MPI do Polo atual — deverá ocupar a posição de modelo de entrada da marca, aposentando o Fox.
CHEVROLET

A antiga geração do Onix e do Prisma receberam uma sobrevida em 2019, quando foram renomeadas de Joy e Joy Plus, respectivamente. Na época, a dupla tinha como atrativo preços mais baixos que os de Onix e Onix Plus: o Joy saía por R$ 47.590 e o Plus por R$ 51.120.
Em um salto de quase dois anos, tanto a antiga quanto a nova geração encareceram, e a diferença de preço entre as duas é bem pequena. O Chevrolet Joy é vendido na versão única Black por R$ 61.590 e o Onix custa a partir de R$ 66.450. Já o Joy Plus é oferecido por R$ 66.150 e o sedã Onix Plus, por sua vez, parte de R$ 72.390.

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