Breaking News

LULA CRESE NOS ESTADOS ONDE DISPUTA É MAIS ACIRRADA.SÃO PAULO E RGS

Pesquisa eleitoral interna da chapa do PT, indica que o efeito “Fritada do Moro” já passou e mostra crescimento de Lula em estados onde a disputa é mais acirrada, São Paulo e Rio Grande do Sul

Lula, que lidera as pesquisas nacionais de intenção de voto, teria crescido em locais onde a disputa com Bolsonaro estaria mais dificil, notadamente Rio Grande do Sul e São Paulo, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters.

As análises foram apresentadas a Lula, ao companheiro de chapa, Geraldo Alckmin, e à cúpula petista em uma reunião de dia inteiro nesta segunda-feira, em São Paulo. “O cenário melhorou sim, está bom para nós”, disse uma das fontes, ressaltando que não tem nada ganho, mas que os sinais são positivos.

O partido comemorou especialmente o que teria sido um aumento significativo no Rio Grande do Sul, que teria levado Lula a ultrapassar Bolsonaro.

Em 2018, o presidente venceu no Estado e, até poucas semanas, as pesquisas mostravam uma disputa apertada, com a diferença entre os dois dentro da margem de erro. Também em São Paulo, na análise apresentada ao PT pelo pesquisador Marcos Coimbra, da Vox Populi, Lula teria uma diferença maior a seu favor.

Os problemas maiores para o petista se concentram ainda em Santa Catarina e no Centro-Oeste, região onde Lula perde para Bolsonaro em todos os Estados. Todas as pesquisas apresentadas são para consumo interno do partido e não foram registradas, por isso não podem ser divulgadas oficialmente.

Os dados alimentam o planejamento de viagens e eventos que a campanha começa a preparar para o ex-presidente e seu companheiro de chapa. Entre os locais previstos para as próximas semanas, uma mistura de Estados onde Lula vence nas pesquisas — Minas Gerais, Pará e Amazonas, entre eles— e outros em que a situação é difícil. Na semana do dia 23, além do Rio Grande do Sul, Lula vai a Santa Catarina.

Uma grande diferença no Espírito Santo

Pesquisa IPEC com eleitores do ES aponta uma sólida diferença de 13 pontos entre Lula e Bolsonaro, 45% x 32%.

Levantamento com eleitores do ES aponta ainda Ciro com 4%, Doria com 2%, Janones com 1%, Eymael com 1% e Vera com 1%. A Pesquisa ouviu 608 pessoas entre os dias 28 de abril e 1º de maio no estado. Margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos.

Nenhum comentário