Breaking News

COMO CARREGAR O CELULAR CORRETAMENTE ( E MAIS RÁPIDO)


.

Problemas com a bateria do celular são mais comuns do que gostaríamos. Mas você sabia que a forma como você faz uso do smartphone e do carregador podem influenciar a vida útil do componente? Para evitar erros rotineiros que podem prejudicar o aparelho, veja, a seguir, algumas dicas de como carregar o celular corretamente e saiba o que não fazer durante o processo.
As baterias de íon de lítio, quando chegam perto do vazio, começam a puxar uma corrente constante e a operar em baixa voltagem, o que é benéfico para a saúde do componente, de acordo com a Battery University.
A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Gráfico mostra níveis de voltagem durante carregamento da bateria íon-lítio (Imagem: Reprodução/Battery University)

O QUE NÃO FAZER AO CARREGAR O CELULAR
1. SEMPRE CARREGAR ATÉ 100%
Sabemos que ver o ícone de bateria completamente cheio pode dar uma sensação de paz no coração de quem tem uma rotina agitada. Mas essa prática, de forma recorrente, não é tão boa para baterias de íon de lítio.
Você já deve ter percebido que celulares mais recentes com sistema de carregamento rápido geralmente dão um boost no início do processo, e depois o tornam mais lento. Existe uma explicação para isso.
De acordo com a Apple, a recarga mais lenta a partir dos 80% é uma questão de longevidade. Nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria excede o limite recomendado.

Carregamento da bateria íon-lítio (Imagem: Reprodução/Apple)

Portanto, o hábito da recarga noturna – isto é, carregar o aparelho durante toda a noite, e tirar o celular da tomada apenas ao acordar pela manhã – não é nada saudável.
2. DEIXAR A BATERIA ZERAR ANTES DE CARREGAR O CELULAR
Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.
Você não precisa ter medo de fazer pequenas recargas de bateria, adicionando cerca de 10%, ao longo do dia – esta prática é aconselhável. Mas se ela for pouco prática para você, tente ao menos monitorar quando o aparelho atinge 50% de carga para completá-la.
Caso você esteja planejando passar bastante tempo sem utilizar o telefone, mantenha ao menos metade da capacidade de bateria do aparelho carregada – a dica é da Samsung.
3. EXPOR O TELEFONE AO CALOR EXCESSIVO
Evitar a exposição ao calor pode ser uma das recomendações mais difíceis para seguir dependendo da sua profissão e da região onde você mora.
Eu já cansei de ver motoristas de aplicativo sofrendo com esse problema no calorão do Rio de Janeiro, com o telefone grudado ao painel do carro sob um sol de mais de 40°C, e ainda conectado ao carregador. Ainda assim, a dica é válida para quem pode segui-la.
E o aquecimento por uso também conta, viu? Nada de passar horas jogando com o celular espetado na tomada, já com 100% de bateria. Use o aparelho normalmente e, quando precisar, faça uma recarga – você poupará seu bolso no futuro.
COMO CARREGAR O CELULAR MAIS RÁPIDO
Para carregar o seu smartphone rapidamente, procure evitar os recursos que forcem o seu uso durante o processo, mesmo em segundo plano.
Uma dica simples é desligar o celular – mas caso isso não seja possível, evite o uso dos dados móveis ou a busca por rede celular (especialmente onde o sinal não é lá essas coisas) ativando o modo avião.
Por fim, vale lembrar que eventualmente a bateria morrerá. Provavelmente você não notará isso se seguir todas as dicas corretamente e trocar de celular em até dois anos. Mas o desgaste ocorre naturalmente, por mais que você seja cuidadoso. Ciente disso, não se preocupe demais com o assunto e tente apenas preservar os bons hábitos. (Fonte: Tecnoblog)

Nenhum comentário