LENÇÕES: ESCAVAÇÕES EM LENÇÓES AVANÇAM NA SEGUNDA ETAPA DO PROJETO CIRCUITOS ARQUELÓGICOS

bahiaCom território formado há 1,7 bilhão de anos, a Chapada detém as maiores altitudes do Nordeste brasileiro e enorme variedade ambiental | FOTO: Divulgação/Bahia Arqueológica |
O material coletado por equipe da Universidade Federal da Bahia (Ufba), desde setembro (2013) em escavações na Serra das Paridas – sítio arqueológico no município de Lençóis, na Chapada Diamantina – já está sendo pesquisado e analisado. Foram descobertos vestígios orgânicos – a exemplo de fragmentos de ossos de pequenos animais, como roedores e aves (alguns com marcas de fogo), além de caramujos, conhecidos como gastrópodos. Dos vestígios inorgânicos, apareceram objetos lascados, produzidos, provavelmente, para confecção de instrumentos de uso diário, em arenito (pedra) local. Depois das pesquisas o material coletado retorna ao município.
As atividades integram o projeto “Circuitos Arqueológicos” da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), realizado graças a convênio entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e o departamento de Antropologia da Ufba, em parceria com 12 prefeituras da Chapada Diamantina (Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu, Palmeiras, Wagner, Seabra, Boninal, Ibicoara, Piatã, Mucugê, Andaraí e Utinga). Criado em 2010, os ‘Circuitos’ propõem ações Desenvolvimento Econômico Sustentável para municípios dessa região central da Bahia a partir de roteiros culturais e naturais.
“Separamos a parte central do sítio em 13 quadras, de 1m x 1m cada uma, retirando as camadas de óxido ou tinta que reveste os materiais”, diz o coordenador técnico do projeto e professor da Ufba, o arqueólogo Carlos Etchevarne. A equipe organiza e numera os objetos, higienizando, fotografando e indexando o material coletado. “Depois os descrevemos com características, como, no caso das peças líticas (pedras), o tipo de lascamento, retoques, locais, bordas e fragmentos”, relata o especialista. Um vídeo sobre a escavação está à disposição de interessados (confira abaixo). A Serra das Paridas também detém acervo de pinturas rupestres que, em geral, representam animais quadrúpedes, vegetais, formas geométricas e humanas, feitas com pigmentos vermelhos e amarelos. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem