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FORD FOCUS FASTBACK - EM NOME DO MARKETING
Não podia demorar muito para o Focus sedã renovado dar as caras. Um mês após a apresentação da variante hatch de cara nova, o “facelift” do três volumes estreia junto com um novo “sobrenome”: Focus Fastback. Para ressaltar a esportividade do modelo e driblar o conservadorismo comum ao segmento de sedãs, a Ford resolveu batizá-lo assim. Segundo o marketing da marca, a nomenclatura foi adotada devido ao formato do caimento teto, que não tem “quebra” entre o vidro traseiro e a tampa do porta-malas – assim como no icônico fastback esportivo Mustang, também da Ford. Produzido na Argentina e com previsão de chegar às concessionárias em agosto, o Focus Fastback mantém as mesmas dimensões anteriores do sedã. São 4,53 metros de comprimento, com 2,01 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. No visual, a novidade é que o modelo recebeu o atual “family face” da Ford. Agora, as entradas de ar dianteiras estão maiores e mais largas, e se assemelham com os modelos da Aston Martin – marca de esportivos de luxo inglesa que já pertenceu à Ford. Os frisos da grade diferenciam as versões – na de entrada SE possui estilo colmeia, e na topo de linha Titanium, cromada. Os faróis estão mais longos e afilados, e na versão mais cara são compostos de leds com bi-xenônio adaptativos, que regulam o facho de luz de acordo com a direção e velocidade.
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Na lateral, os vincos estão mais fortes e as rodas possuem desenho exclusivo para cada configuração. Na parte traseira, o para-choque foi remodelado, assim como a tampa do porta-malas, junto com o novo formato do teto, levemente rebaixado. As lanternas também foram espichadas, assim como no hatch. De acordo com a Ford, tais mudanças estéticas permitiram otimização de 4% da aerodinâmica. No interior, predomina o acabamento “soft-touch”. O volante multifuncional é revestido em couro. No centro do painel está uma tela de LCD de 4,2 ou 8 polegadas – o tamanho varia de acordo com a configuração. Junto com a nova estética o modelo incorpora uma maior gama de cores para a carroceria. No total, são nove opções – duas variantes de azul, dois pratas, dois cinzas, vermelho, preto e branco. Além de mais “moderninho”, o novo sedã também ficou mais equipado. Agora, a versão de entrada SE conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, airbag duplo, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus, assistência de frenagem de emergência, freios ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade Sync com AppLink acoplado à tela de 4,2 polegadas e assistência de emergência. Nesta configuração, o sedã custa R$ 77.900. O preço pode subir em R$ 2 mil com o pacote Plus, que adiciona rodas aro 17 exclusivas, airbags laterais, bancos em couro, borboletas para troca de marcha atrás do volante, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de duas zonas.
FORD FOCUS FASTBACK - EM NOME DO MARKETING II
Já na versão topo de linha, Titanium, o preço inicial está estipulado em R$ 87.900. Nesta variante, o carro tem o acréscimo de airbags de cortina, chave presencial, tela touch de 8 polegadas e outra multifuncional de LCD de 4,2 polegadas no centro do painel de instrumentos, GPS e sistema de som Premium Sound Sony com nove alto-falantes. Também conta com pacote extra Plus, que incorpora assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, park-assist, banco do motorista com regulagem elétrica e teto solar. Para adquirir o Focus Fastback Titanium Plus, será necessário desembolsar R$ 96.900. Se o visual, nome, e lista de equipamentos apresentaram alterações em relação ao modelo antigo, o conjunto mecânico se mantém o mesmo. Sob o capô, está o motor 2.0 Duratec flex com injeção direta de combustível. O propulsor é capaz de render 175/178 cv de potência e 21,5/22,5 kgfm de torque com gasolina/etanol. De acordo com a marca, a partir dos 2.750 rpm, já é possível desfrutar de 88% do torque do modelo. Junto com ele, interage a transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem e seis velocidades. Segundo a Ford, o motor sofreu ajustes e está 8,2% mais econômico quando abastecido com gasolina e 4,2% quando o tanque é preenchido por etanol. Para atrair consumidores, a Ford oferece desconto de 15% na compra do zero quilômetro da versão renovada para proprietários do modelo anterior – tática já usada no Focus hatch. E outra atração é composta pelas revisões gratuitas até 30 mil km para as duas mil primeiras unidades comercializadas, além de planos de seguro diferenciado. Com tais medidas, a Ford pretende alavancar o número de vendas da variante de três volumes, que atualmente se encontra em um pouco edificante sexto lugar no segmento – atrás do Toyota Corola, Honda Civic, Nissan Sentra, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, respectivamente. (Continua amanhã…)