YAMAHA YZF-R1-NA GARUPA DA EMOÇÃO
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É o mais próximo possível que se pode chegar da M1 ”. Essa foi a definição para a nova geração da YZF-R1 dada por Valentino Rossi, heptacampeão de moto velocidade e piloto oficial da Yamaha na MotoGP. O italiano participou ativamente do desenvolvimento do modelo. Já a M1 é o protótipo que o piloto da marca japonesa usa na categoria. A relação entre os dois modelos ficou mais próxima durante o Salão de Milão, na Itália, onde a fabricante nipônica mostrou a segunda geração da superesportiva de rua. A superesportiva agora conjuga design de corrida, potência de 200 cv e muita tecnologia. Além do desempenho de moto de competição, a Yamaha deu à nova R1 uma estética esportiva e, ao mesmo tempo, futurista. Inspirada nas linhas da M1, a R1 traz cortes nas carenagens laterais e traseiras. O conjunto ótico também foi totalmente remodelado. Agora os faróis em formato de diamante ficam “escondidos” dentro da entrada de ar frontal e há filetes de luzes diurnas de leds logo acima. Já a rabeta ficou mais fina e as duas carenagens vazadas se encontram em um ponto mais alto, onde começa a lanterna vertical também em leds. Visivelmente, o modelo está mais curto e estreito. E na prática também. O comprimento caiu para 2,05 metros – 2 cm a menos. A largura foi reduzida em 2,5 cm – para 0,69 m. O que já era bom ficou ainda melhor na versão 2015 da Yamaha R1. O tradicional motor quatro cilindros em linha de 998 cc recebeu “upgrades” e agora passa a entregar 200 cv de potência a 13.500 rpm – 18 cv a mais. O torque ficou em 11,5 kgfm a 11.500 giros. Com 199 kg em ordem de marcha – 179 kg de peso seco –, a nova R1 tem relação peso/potência absurda: menos de 1kg/cv. Já o virabrequim do tipo crossplane continua. Ele faz os pistões se movimentarem sequencialmente. Desta forma, enquanto o pistão de uma das extremidades está no ponto morto superior, seu oposto encontra-se em ponto morto inferior. Ao mesmo tempo, os dois centrais estão no meio do caminho, um com movimento de subida e o outro de decida.
Para domar todo este manancial de força, a R1 conta com a tecnologia. Os freios ABS agora adotam distribuição eletrônica da frenagem, há quatro mapeamentos para o propulsor, controle de tração com 9 níveis, sistema antiempinamento com três modos, controle de largada e o quick shift, que permite o piloto subir as marchas sem o uso da embreagem. A suspensão dianteira – garfo telescópico invertido – e a traseira – monoamortecida – têm cursos de 120 mm. Na Europa, a YZF-R1 parte de 18.490 euros – cerca de R$ 63 mil. A nova geração ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A antiga, por sua vez, está à venda por R$ 65.500. É claro que a nova Yamaha R1 é bastante diferente da versão 2014. Mas o motor quatro cilindros de 998 cc com virabrequim crossplane permanece o mesmo adotado pela marca japonesa em 2004 na MotoGP. A categoria rainha do motociclismo também ajuda no design do modelo, voltado para uma maior performance. Os 199 kg se mostram compactos e torna o peso semelhante ao do modelo menor, a R6.
FICHA TÉCNICA – YAMAHA YZF-R1
MOTOR: A gasolina, quatro tempos, 998 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote com refrigeração líquida. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
CÂMBIO: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
POTÊNCIA MÁXIMA: 200 cv a 13.500 rpm.
TORQUE MÁXIMO: 11,5 kgfm a 11.500 rpm
DIÂMETRO E CURSO: 79 mm X 50,9 mm.
TAXA DE COMPRESSÃO: 13:1
SUSPENSÃO: Dianteira por garfo telescópico com curso de 120 mm. Traseira com braço oscilante e monoamortecedor e curso de 120 mm.
PNEUS: 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás.
FREIOS: Disco duplo de 320 mm de diâmetro na frente e disco simples de 220 mm de diâmetro atrás. Freios ABS combinado.
DIMENSÕES: 2,05 metros de comprimento total, 0,69 m de largura, 1,15 m de altura, 1,40 m de distância entre-eixos e 0,85 m de altura do assento.
PESO: 199 kg.
TANQUE DO COMBUSTÍVEL: 17 litros.
PRODUÇÃO: Shizuoka, Japão.
LANÇAMENTO MUNDIAL: 1998.
LANÇAMENTO DA NOVA GERAÇÃO: 2014.
PREVISÃO DE LANÇAMENTO NO BRASIL: 2015.
PREÇO: 18.490 euros – R$ 63 mil.
FOTO III
(Fonte: Bol)
CÂMBIO: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
POTÊNCIA MÁXIMA: 200 cv a 13.500 rpm.
TORQUE MÁXIMO: 11,5 kgfm a 11.500 rpm
DIÂMETRO E CURSO: 79 mm X 50,9 mm.
TAXA DE COMPRESSÃO: 13:1
SUSPENSÃO: Dianteira por garfo telescópico com curso de 120 mm. Traseira com braço oscilante e monoamortecedor e curso de 120 mm.
PNEUS: 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás.
FREIOS: Disco duplo de 320 mm de diâmetro na frente e disco simples de 220 mm de diâmetro atrás. Freios ABS combinado.
DIMENSÕES: 2,05 metros de comprimento total, 0,69 m de largura, 1,15 m de altura, 1,40 m de distância entre-eixos e 0,85 m de altura do assento.
PESO: 199 kg.
TANQUE DO COMBUSTÍVEL: 17 litros.
PRODUÇÃO: Shizuoka, Japão.
LANÇAMENTO MUNDIAL: 1998.
LANÇAMENTO DA NOVA GERAÇÃO: 2014.
PREVISÃO DE LANÇAMENTO NO BRASIL: 2015.
PREÇO: 18.490 euros – R$ 63 mil.
FOTO III
(Fonte: Bol)
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