S60 X AZERA: A BRIGA DOS SEDÃS NÃO GERMÂNICOS
.
Importado em versão única pelo Grupo CAOA (R$ 167.990), o Hyundai Azera praticamente empata em equipamentos de série. Perde no número de sistemas de segurança, por usar direção hidráulica (não elétrica) e por não ter acionamento de um toque para os vidros traseiros. Mas ganha por trazer um estepe integral (aro 18 de liga leve como o restante do carro, enquanto o S60 nem estepe tem), um teto solar elétrico maior e aquecedores para os bancos dianteiros e volante. Nas medidas, o Azera tem 4,9 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,5 m de altura e 2,8 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas pode acomodar até 461 litros de bagagens. O peso do sedã da Hyundai é 1.581 kg. Os dados da marca dão conta de que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com máxima de 238 km/h. O consumo declarado é de 8,2 km/l em uso urbano e 10,7 km/l em rodoviário. Numa utilização mista entre cidade e estrada, o iCarros obteve 6,5 km/l de acordo com o computador de bordo do carro. O visual do sedã da Hyundai é mais extravagante: não tenta disfarçar as proporções do carro e usa e abusa de linhas angulosas, o que resulta num veículo que chama a atenção por onde passa. Por dentro, a mesma filosofia. O painel salta aos olhos e transborda os sentidos com uma miríade de botões, luzes e sons. O DNA Hyundai se faz presente e o volante e a disposição dos comandos se assemelham aos usados em outros carros menores da marca. A central multimídia, porém, parece datada e mescla comandos por botão e por toque, o que exige tempo para se acostumar. No entanto, com mais espaço no porta-malas e um banco traseiro que acomoda três adultos sem dificuldades, é a escolha certa para quem vai levar (muita) companhia. A performance é obtida por meio de um motor 3.0 V6 a gasolina aspirado capaz de entregar 250 cv e 28,9 kgfm. Também dotado de tração apenas dianteira, o Azera conta com um câmbio automático de seis velocidades. Apesar do grande motor V6, o Azera exige tempo para acelerar e responde melhor após as 3.000 rpm. Já o câmbio opera bem em uso cotidiano, mas ao se exigir mais do acelerador, demora a fazer reduções e as passagens de marcha se tornam bem perceptíveis. Num primeiro contato, o carro parece confortável, mas basta pegar um trecho de asfalto irregular para notar que a suspensão ainda deixa pequenos solavancos chegarem aos ocupantes. Apesar de não ser tão grande, o Azera exige mais cuidado nas manobras, dadas as linhas angulosas que podem passar despercebidas num golpe de vista mais rápido. Numa tocada mais forte, o carro passa segurança, mas não disfarça seu tamanho e peso, exigindo mais força nas frenagens.
ESCOLHA DE THIAGO MORENO
Enquanto a Volvo optou por solidez e segurança, fica claro que a Hyundai foi com tudo para atender os que preferem um carro que chama a atenção por onde passa, tem mais espaço e equipamentos de conveniência. Porém, o conjunto mecânico do Azera fica para trás do S60, que utiliza turbo e consegue ser mais rápido e econômico que o rival. O Volvo fica devendo apenas em espaço traseiro e bagageiro. Porém, olhando a diferença de preço e performance entre os dois, um pequeno sacrifício dos caronas é mais que recomendado. Com meu dinheiro pelo menos não pensaria duas vezes antes de chamar o Volvo S60 de meu. Não só isso, o sedã escandinavo se põe como concorrente forte ao senso comum germânico nesse segmento. (Fonte: iCarro)
.
Enquanto a Volvo optou por solidez e segurança, fica claro que a Hyundai foi com tudo para atender os que preferem um carro que chama a atenção por onde passa, tem mais espaço e equipamentos de conveniência. Porém, o conjunto mecânico do Azera fica para trás do S60, que utiliza turbo e consegue ser mais rápido e econômico que o rival. O Volvo fica devendo apenas em espaço traseiro e bagageiro. Porém, olhando a diferença de preço e performance entre os dois, um pequeno sacrifício dos caronas é mais que recomendado. Com meu dinheiro pelo menos não pensaria duas vezes antes de chamar o Volvo S60 de meu. Não só isso, o sedã escandinavo se põe como concorrente forte ao senso comum germânico nesse segmento. (Fonte: iCarro)
.
Nenhum comentário